ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Braga Cycle Chic. Primeira edição decorreu em 2015.             
Elsa Moura

Regional 29.08.2017 12H09

Braga Ciclável promove bicicleta com passeio urbano

Escrito por Elsa Moura
III Braga Cycle Chic será integrado na Semana da Mobilidade da CMB. Decorre na tarde de 16 de Setembro.

Em Setembro assinala-se mais uma Semana da Mobilidade. A CMB continua a integrar a iniciativa internacional e conta com um apoio de peso, que durante todo o ano procura promover a utilização da bicicleta: a Associação Braga Ciclável. 

16 de Setembro foi a data escolhida para a III edição do Braga Cycle Chic. Em 2016, mais de 250 pessoas integraram a iniciativa e este ano a expectativa é aumentar o número de participantes. A inscrição é gratuita, não há limite de idades, e o passeio promovido pelas ruas da cidade faz-se com peças de vestuário menos associadas ao desporto. 

É preciso mostrar que é possível realizar as tarefas do dia-a-dia, fora de casa, sem a utilização do automóvel. "Pretendemos mostrar às pessoas que é possível utilizar a bicicleta como meio de transporte", começa por explicar Eliana Freitas, da Associação Braga Ciclável. Apesar de reconhecer que nas ruas da cidade de Braga "não há tantas pessoas a andar de bicicleta como a Braga Ciclável deseja",  é possível perceber que "nos últimos três anos as pessoas têm feito mais a opção da bicicleta no dia-a-dia".

Em Braga, à semelhança de outras grandes cidades do país, circular pelas ruas da cidade de mochila às costas e camisa vestida é um pouco mais comum, mas os números ainda estão longe dos objectivos da Associação Braga Ciclável. Faltam mais condições de segurança para os utilizadores, mas a "coragem" de sair à rua e demonstrar que é possível a deslocação para o trabalho, para a mercearia, ou para tomar um café numa esplanada parece estar a despertar o interesse de mais bracarenses.


Na III edição do evento mantém-se o local de concentração, a Praça da República. Depois das 14h30, os participantes seguem pelo centro da cidade parando em diferentes estabelecimentos comerciais que este ano se associaram ao evento. Qualquer um pode integrar o passeio, basta uma inscrição prévia, e gratuita. A organização disponibiliza também algumas bicicletas para os participantes.


Em 2017, a organização promove também a mobilidade inclusiva contando com o testemunho de elementos da NEE'd For Dance, um projeto de dança inclusivo e voluntário destinado a crianças, jovem e adultos com necessidades especiais.  O principal objectivo é proporcionar novas experiências, através da música, movimento e interacção social, a todas as pessoas com qualquer tipo de necessidades especiais. 


O Braga Cycle Chic conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Associação Comercial de Braga.


Deixa-nos uma mensagem