ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 15.04.2019 11H57

Braga Ciclável quer "uma rede de ciclovias estruturante"

Escrito por Liliana Oliveira
A presidir a associação até 2022, Mário Meireles quer promover mais eventos mas, acima de tudo, lutar por melhores condições estruturais na cidade para que os bracarenses usem cada vez mais a bicicleta.
Mário Meireles, presidente da Braga Ciclável, a propósito do futuro da associação

false / 0:00

A associação Braga Clicável quer uma cidade onde se possa pedalar em segurança, com mais ciclovias e ligações aos principais pontos de interesse.

Ao comando da associação até 2022, Mário Meireles explicou à RUM que em Braga é precisa "uma rede de ciclovias estruturante, para funcionar como espinha dorsal do sistema de transportes na cidade". "Em algumas ruas as velocidades não devem ser elevadas, para que se possa circular em segurança, que é o principal factor para as pessoas não adiram à bicicleta, e devem haver percursos o mais directos possível porque as pessoas querem chegar rápido aos sítios. Por exemplo, uma rodovia, uma 31 de Janeiro ou uma Avenida da Liberdade com ciclovia e ligarção à estação ou universidade", acrescentou. 


Para o futuro, Mário Meireles quer "continuar a conversar com o município, reforçar a comunicação com as pessoas e criar novos eventos", sendo que o Cycle Chic "continuará a ser o grande evento da Braga Clicável".

Um dos objectivos para o novo mandato é também "começar uma relação mais intitucuoinal com as forças policiais" e estabelecer "mais parcerias". 

Novos passeios e eventos estão no programa da associação, que vai recuperar o Encontro Cultural, já este sábado. 

"No Congresso das Garrafas, perto da residência Loyd, entre as 16 e as 17horas, quem aparecer de bicicleta poderá efectuar uma prova de vinhos. A ideia é as pessoas saírem de bicicleta de casa", acrescentou o presidente da associação.


À frente da associação desde 2016, Mário Meireles faz um "balanço positivo" do trabalho feito até aqui. O objecitvo está a ser cumprido dado que se denotam "ganhos significativos na cidade". "Vêem-se cada vez mais pessoas a utilizar a bicicleta. Isso é fruto do nosso trabalho em colocar a bicicleta na ordem do dia e ao facto de darmos mais visibilidade à sua utilização quotidiana", justificou. Para Mário Meireles o Cycle Chic tem dado um contributo "muito importante" a este nível já que permite "desmistificar algumas situações em que as pessoas achavam que não era possível usar a bicicleta como modo de transporte em Braga".


Mário Meireles foi concorrente único à direcção da associação. As eleições decorreram em Março e os novos órgãos sociais já foram empossados.

A lista liderada por Mário Meireles mantém 7 dos 11 nomes e foi eleita por unanimidade. Até 2022 o objectivo é criar uma rede de ciclovias estruturante na cidade. 

Deixa-nos uma mensagem