ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

BragaCiclável
Daniel Vieira da Silva

Regional 11.04.2017 18H07

Braga Ciclável sugere atenção à segurança na ecovia

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Associação enviou carta aberta ao vereador do ambiente em Braga a alertar para algumas preocupações recebidas por utilizadores do troço que ainda não foi inaugurado.

A Braga Ciclável está preocupada com alguns pormenores da extensão da via ciclável na cidade de Braga. A obra ainda não está concluída, mas a associação bracarense, que não foi ouvida neste projecto, aponta erros que considera serem importantes de corrigir antes da abertura oficial do troço.

Erros que foram já comunicados a Altino Bessa, vereador do ambiente em Braga, através de uma carta aberta. 


Victor Domingos, da Braga Ciclável dá conta de “vários alertas recebidos por associados a dar conta de problemas de segurança na via”. Ausência de protecções laterais, acessos muito próximos do rio são as preocupações mais enfatizadas.


A ausência de qualquer tipo de sinalização está a “causar muita confusão entre peões e ciclistas”, garantiu o responsável da associação. “Temos vias com cores distintas mas sem qualquer sinalização vertical ou horizontal e as pessoas estão a circular de uma forma aleatória. Esta é uma situação desnecessária”, considera Victor Domingos que lembra que, apesar de não estar inaugurado, este troço já recebe diariamente centenas de utilizadores.


Também no que concerne ao atravessamento de vias, existe uma preocupação levantada pela Braga Ciclável que explica que, neste momento, em alguns locais, “não há um atravessamento seguro” e, por isso, sugere a aplicação de uma “passadeira elevada”, se faça um “estreitamento da via” e se apliquem “medidas que impeçam o estacionamento junto da via”.


“Algo não está a ser acautelado como devia”, referiu o responsável.


Altino Bessa garante que documento já foi respondido e que município não terminou a obra


Ouvido pela RUM, Altino Bessa confirmou que já respondeu à associação bracarense e que irá ter em conta algumas preocupações: “Já manifestei estas preocupações e pedi aos serviços da Câmara para que fossem atendidas algumas sugestões. O que está a ser feito é a realização de alguns melhoramentos, que já estavam previstos, ao nível da segurança”. O vereador lembrou que a via ainda não está aberta ao público, daí que não possa ser entendida como “obra concluída”, ainda assim reiterou o desejo de eliminar aspectos que coloquem em causa a segurança de peões e ciclistas antes da inauguração oficial. Altino Bessa garantiu melhoramentos para os próximos dias.


A associação Braga Ciclável deu conta de uma parte do troço que não existe. A mesma inicia-se por baixo da Avenida Padre Júlio Fragata e termina junto ao Complexo da Rodovia. Altino Bessa justifica: “Não foi contemplado porque esse espaço já faz parte do plano de requalificação do Complexo Desportivo da Rodovia”. O vereador assumiu que isso será tido em conta na execução desse projecto.

Deixa-nos uma mensagem