ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Edição de 2024, que termina este domingo, concentra parte da programação no antigo quartel dos BVB. (FOTO: BRAGA EM RISCO)
Elsa Moura

Cultura 17.11.2024 07H18

Braga em Risco muda de data em 2025 e vai acontecer no início da primavera

Escrito por Elsa Moura
Encontro de ilustração termina este fim-de-semana, mas a nona edição vai ser "diferente", numa nova data e também "especial", confessou à RUM Pedro Seromenho, o diretor artístico.

A próxima edição do Encontro de Ilustração Braga em Risco vai ser antecipada para finais de março do próximo ano. A novidade foi revelada à RUM pelo diretor artístico, Pedro Seromenho, quando está a terminar a 8ª edição que teve como espaço âncora o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga.


A alteração de data está relacionada com o título Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025. A proposta ainda está a ser desenhada e pensada pelo diretor, mas "vai ser uma edição especial, que seja digna da Capital Portuguesa da Cultura", disse Pedro Seromenho.


Notando que durante estes anos, o evento "cresceu muito e consolidou-se a nível internacional" com a presença de vários ilustradores de renome mundial, Pedro Seromenho afirma que este encontro de ilustração "já é falado pelos ilustradores na feira do livro de Bolonha e Frankfurt". Além disso, os números mostram que é "o maior encontro de ilustração do país".



Ilustração merece papel mais visível nas escolas


Pedro Seromenho considera que a ilustração deveria ter um papel mais visível nas escolas. O ilustrador bracarense passou pelo espaço de grande entrevista da RUM esta semana onde admitiu que por vezes em causa está o interesse dos próprios professores, referindo-se à participação das próprias escolas no encontro de ilustração ‘Braga em Risco’ que decorre até domingo. 

"Noto que às vezes nem todos estão preparados e há docentes que estão muito fechados em si próprios, em que para eles é o contexto de sala aula e tudo o que for fora da escola mete confusão e outros que querem sempre mais experiências", refere. Muitas vezes são os próprios ilustradores que desafiam a comunidade escolar a participar, nomeadamente em momentos como o encontro de ilustração Braga em Risco. "Nós tentamos forçar isso, temos essa responsabilidade", diz, notando que desafiam os professores a sair da escola e a trazer os alunos para visitas guiadas.


Deixa-nos uma mensagem