Cultura 09.03.2023 15H15
Braga En'Cena promove estreia de atores na sala principal do Theatro Circo
Evento cultural dedicado ao teatro acontece de 21 a 26 de março no Theatro Circo.
‘Diário de Um louco’ é a peça que sobe ao palco da sala principal do Theatro Circo no encerramento do Braga En’Cena, a 26 de março, e que marcará a estreia de vários atores amadores do concelho, na principal sala de espetáculos de Braga. Os ensaios já começaram na junta de freguesia de Vimeiro, num desafio duplo, já que muitos dividem a representação com outras responsabilidades profissionais.
Durante o ensaio de imprensa a que a RUM assistiu, esta quinta-feira, António Jorge, encenador, explicou que a ideia deste espetáculo de encerramento, baseado no texto de Nicolai Gógol, é falar "sobre a inclusão, o preconceito, a loucura também, mas sobretudo sobre os valores fundamentais, humanitários, como a sociedade se comporta e, nós como é que nos comportamos com a sociedade e as fachadas que temos que pôr para sobreviver à rotina e à pressão social".
Quase sem elementos cénicos, ‘Diário de um Louco’ mostra, sobretudo, o trabalho de ator e do coletivo.
Sílvia Brito partilha o trabalho de encenação com António Jorge, ambos atores da Companhia de Teatro de Braga. Aos jornalistas, reconhece que o trabalho destas estruturas de menor dimensão "é uma luta". "É sempre uma luta também dos grupos para que os seus espaços sejam cada vez melhores, mais qualificados, mais equipados. É uma condição para o teatro, não desprezando o teatro da rua, não desprezando outras muitas condições em que podemos fazer teatro, mas na verdade, quando estamos a falar de teatro de sala, de teatro de palco, há uma série de coisas que só experimentando. Só experimentando, fazendo com o tempo", admite.
No total, de 21 a 26 de março, o Theatro Circo acolhe oito espetáculos inéditos, numa experiência desafiante, até porque para alguns dos atores, como é o caso de Catarina Pinto, será a estreia na principal sala de espetáculos de Braga. "No meu caso e do grupo cénico de Arentim,já há muito tempo que aspira em ir à sala principal do Theatro Circo, com a revista que produz, a revista tradicional, para nós é especial precisamente por causa disso. Vamos com um grupo de atores de quem nós gostamos bastante, é uma sala emblemática, portanto é importante para nós", reconhece.
Também o encenador, mas habituado a este palco, afirma que se trata de uma "oportunidade boa, pisar a sala principal da cidade e haver esse cruzamento entre uma coisa um pouco mais periférica e de uma outra dimensão", antecipando também "desafios grandes em termos técnicos", por força da adaptação que se exige.
Espetáculos decorrem entre os dias 21 e 26 de março, quase todos na sala principal do Theatro Circo
Ana Ferreira, de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Braga refere que o Braga En'Cena representa "mais um apoio à criação", desta feita a "estruturas de teatro para que pudessem fazer uma apresentação individual no Theatro Circo e também um espetáculo de comunidade, coletivo, que reunisse todas estas estruturas e culminasse numa apresentação no Theatro Circo". 'Diário de um louco' integrará ainda o cartaz do festival Mimarte, em julho.
Para este novo projeto de cariz cultural, o investimento do Município de Braga ronda os 20 mil euros, sendo que cada estrutura receberá diretamente 1500 euros.
No total são oito espetáculos inéditos que envolvem nove entidades artísticas locais. Os bilhetes podem ser adquiridos através dos canais habituais. Toda a informação disponível aqui