Regional 23.02.2016 16H11
Braga equaciona sistema de bicicletas partilhadas
Associação Braga Ciclável assume que este é "um desejo antigo"
Braga tem condições para criar uma rede partilhada de bicicletas.
Quem o assume é a Associação Braga Ciclável que deu conta da existência de fundos comunitários destinados a esta valência que poderia alterar a mobilidade sustentável na cidade de Braga.
O sistema de "bike sharing" consiste num modelo em que várias bicicletas são fornecidas para o uso público. Os serviços podem ser fornecidos gratuitamente, ou com um valor de aluguer destinado a manter os custos envolvidos.
Mário Meireles, um dos responsáveis pela associação, em declarações à RUM, frisou que este é "um desejo antigo" e assumiu a vontade de o concretizar a curto prazo. "Os fundos comunitários apontam para isso e há previsão de abertura de candidaturas para se efectuar o projecto". Meireles frisou ainda que em Braga "há capacidade, desejo e mercado para instalar o bike sharing".
A instalar, este teria que ser "um sistema integrado com a rede de transportes da cidade, tal como acontece em todo o Mundo", destacou Mário Meireles que lembrou que teria de ser "permitido utilizar, com o mesmo bilhete, a rede de transportes de autocarro e de bicicleta".
Município não fechas as portas
Perante esta sugestão, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, admitiu ser possível equacionar a solução. "A oportunidade de criar uma valência de bicicletas partilhadas seria algo a equacionar dentro do vasto conjunto de iniciativas de promoção de mobilidade sustentável que estamos a preparar", explicou. O autarca lembrou que a cidade de Braga "está envolvida em vários projectos internacionais de promoção de mobilidade".
"O município tem um plano de desenvolvimento da extensão das ciclovias nos próximos anos, estamos a tentar criar mais condições para o parqueamento de bicicletas no centro da cidade e estamos a trabalhar vários projectos com outras instituições, nomeadamente com a Universidade do Minho, para incentivar a utilização da bicicleta", revelou o presidente do município bracarense.
Este modelo de bike sharing poderá obedecer a "vários modelos de organização". "Pode ser 100% público e ser o município a instalá-lo, pode ser 100% privado ou pode ser 50% público e 50% privado, com os próprios Transportes Urbanos de Braga ou o município a assumirem metade do projecto", sublinhou Mário Meireles.
Recorde-se que este é um sistema implementado em muitas das principais cidades mundiais, sempre com feedback positivo dos habitantes e turistas que o utiliza.