ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: NEMUM
Tiago Barquinha

Academia 09.09.2020 12H30

'Braga Feliz'. Estudantes de Medicina prestam auxílio a idosos do concelho

Escrito por Tiago Barquinha
A iniciativa, que conta com a parceria da Câmara Municipal, através do 'Red May', decorre na próxima semana.
José Diogo Soares, presidente do NEMUM, aborda o projecto.

false / 0:00

A iniciativa 'Braga Feliz', desenvolvida pelo Núlceo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), acontece entre 15 e 17 de Setembro. Este ano, devido à pandemia, o projecto habitualmente designado 'Aldeia Feliz' muda de nome e adapta-se às circunstâncias, decorrendo agora no concelho bracarense, mais concretamente em Padim da Graça.


Realizando-se desde 2014, a 'Aldeia Feliz' costuma levar cerca de 25 alunos a uma localidade isolada do norte do país - no último ano foi a Celorico de Basto. Em 2020, de acordo com o presidente do NEMUM, “devido à pandemia, não estavam reunidas as condições” para que fosse organizada nos mesmos moldes.


Assim sendo, José Diogo Soares explica que a intenção passou por escolher "uma população mais afastada do centro da cidade de Braga". "Também há populações idosas isoladas em Braga, na cidade onde estudamos, que precisam dos cuidados que pretendemos prestar", refere.


Apesar das alterações verificadas este ano, o representante dos alunos de Medicina esclarece que o principal conceito de “avaliar determinados parâmetros de saúde” e “passar alguns momentos com os idosos” se mantém.


Para a realização da 'Braga Feliz', o NEMUM conta com a parceira da Câmara Municipal, através do projecto 'Red May’, formada por uma equipa de saúde com enfermeiros e psicólogos, que percorre as freguesias mais isoladas do concelho com o objectivo de acompanhar a população mais idosa.



Inscrições terminam na quinta-feira; Serão apoiados 200 idosos


As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, às 21 horas, sendo que há 12 vagas disponíveis para estudantes de Medicina da Universidade do Minho.


São elegíveis os alunos que fizeram a formação 'Procurar Saúde', dada pelo NEMUM, ou os estudantes que frequentaram o 3º, 4º, 5º ou 6º ano curricular' em 2019/2020.


Os participantes vão dividir-se por dois turnos diários, a que se junta a equipa de saúde do projecto 'Red May'. Tal como nos anos anteriores, serão apoiados cerca de 200 idosos.

Deixa-nos uma mensagem