ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

AVENIDA LIBERDADE, BRAGA. CMB
Elsa Moura

Regional 31.05.2023 07H00

Braga. Obras na Avenida da Liberdade "vão chamar ciclistas para a cidade"

Escrito por Elsa Moura
A convicção é de Olga Pereira, vereadora com o pelouro das obras municipais. Os trabalhos começaram neste mês de maio pela Avenida da Liberdade e vão decorrer em cinco fases distintas.
Olga Pereira em entrevista ao Campus Verbal, na RUM

false / 0:00

A vereadora com o pelouro das Obras Municipais em Braga, Olga Pereira, acredita que a grande intervenção iniciada neste mês de maio na Avenida da Liberdade vai mudar os hábitos de mobilidade de muitos bracarenses, que passarão a optar pela bicicleta para as suas deslocações diárias, nomeadamente para trabalhar no centro da cidade, abdicando da viatura automóvel. A convicção é assumida aos microfones da RUM. 

No programa Campus Verbal, que foi para o ar na noite desta terça-feira, a responsável notou que a cidade será mais amiga dos ciclistas dentro de dez meses. "Estamos muito comprometidos em fazer uma alteração modal aos hábitos dos bracarenses. Temos feito um esforço grande para aumentar o número de ciclistas na cidade. Esta intervenção na Avenida da Liberdade visa completar uma rede, fazer uma continuidade da ciclovia que acompanha o rio Este e que possa trazer as pessoas em segurança e conforto para o centro da cidade, designadamente para trabalhar", afiança.


1ª Fase da intervenção na Av. da Liberdade visa passeios em toda a extensão da obra


Os trabalhos começaram este mês e a primeira fase prevê a intervenção nos passeios em toda a extensão da referida avenida. Olga Pereira antecipa oito meses de trabalhos, mas reconhece que obras com estas caraterísticas, envolvendo condutas e saneamento "podem implicar alguma surpresa, algum atraso".


Com este projeto será suprimida uma via de circulação em cada um dos sentidos para criação de uma via alternativa para os peões. A Avenida será mais agradável. "Visa a inserção de vias cicláveis, correção de travessias pedonais, introdução de área permeável na ligação entre caldeiras de árvores, a replantação de árvores na parte sul", detalha, acrescentando que "todas as passagens pedonais vão ser de nível, confortáveis e mais inclusivas com passeios à altura dos autocarros para a saída de pessoas em cadeiras de rodas e carrinhos de bebé".


As restantes três fases do projeto de requalificação envolvem a Rua dos Barbosas e a Av. João XXI [pavimentação], a Av. João XXI e a Rua 25 de abril e a Rua 25 de abril e a Rua do Raio [fim do túnel].


O início dos trabalhos neste mês de maio chega com atrasos relacionados com passos administrativos obrigatórios, nomeadamente o visto do tribunal de contas. Os apoios comunitários obrigam a acelerar a obra no terreno daí que o município não tenha margem para adiar a intervenção para depois do São João, decisão que implicaria 1ME de prejuízos. "É uma inevitabilidade, a obra tem apoio de fundos comunitários e prazos rígidos de execução. Não podia ser mais adiada e já muito tarde começou", sublinhou.

Os trabalhos decorrerão previsivelmente em período diurno até porque se trata de uma zona residencial, sustenta ainda a responsável.


Passam por hora mil viaturas no túnel da Avenida da Liberdade, em funcionamento desde 1997


O túnel da Avenida da Liberdade, no centro da cidade de Braga, prepara-se para a primeira intervenção de fundo desde a sua abertura, em 1997, numa obra que deverá causar sérios constrangimentos aos bracarenses nos próximos meses. Segundo as estimativas, passam por hora cerca de mil viaturas neste túnel que, ao longo destes anos, recebeu apenas pequenas intervenções.


O acesso, com duas vias dedicadas em cada sentido, será "reabilitado e modernizado", não só ao nível infraestrutural como nos seus sistemas de segurança.Iluminação, ventilação, controlo de fumo, combate a incêncios e sinalização vertical e horizontal são outras das dimensões desta obra. "É uma obra muito necessária", constata a vereadora Olga Pereira, com o pelouro das obras municipais, aos microfones da RUM.


Está ainda prevista a instalação de um centro de comandos, no Centro de Coordenação de Transportes de Braga, [na central de camionagem] concentrando toda a informação da cidade, nomeadamente do maior túnel de Braga.


Pelo menos até março de 2024 o centro da cidade de Braga vai estar com o trânsito condicionado devido à intervenção dividida em cinco fases distintas.


OUVIR A ENTREVISTA COMPLETA DE OLGA PEREIRA AO CAMPUS VERBAL 


SABE MAIS SOBRE ESTA INTERVENÇÃO



Deixa-nos uma mensagem