ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Portugal venceu a edição de 2017 e várias cidades já manifestaram interesse em acolher o evento             
Elsa Moura

Regional 05.06.2017 14H52

Braga quer conhecer caderno de encargos da Eurovisão

Escrito por Elsa Moura
Renovação do Parque de Exposições de Braga ainda não arrancou, mas o município está em conversações com a RTP para conhecer o caderno de encargos do evento que em 2018 decorrerá no nosso país.

A Câmara Municipal de Braga quer conhecer o caderno de encargos da Eurovisão. A novidade foi adiantada esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal de Braga (CMB), Ricardo Rio.

Durante a habitual conferência de imprensa depois da reunião, e no momento em que se discutiam as novas unidades hoteleiras que em breve deverão surgir na cidade, Ricardo Rio enaltecia o interesse dos empresários, o crescimento considerável do número de turistas em Braga e as mais-valias de mais oferta hoteleira em Braga, entre elas a possibilidade de se candidatar a eventos de maior dimensão.


Ricardo Rio admitiu que estão em curso conversações com a RTP e que o renovado Parque de Exposições de Braga (PEB) é a única possibilidade em cima da mesa, apesar de sublinhar que se trata apenas de um assunto em equação.  Segundo o autarca, "não se trata de nenhuma pretensão concreta" uma vez que primeiro é preciso "saber o que será exigido". Depois disso, o município irá tomar uma decisão sobre essa matéria.


Aliás, o autarca bracarense considera que a renovação daquele espaço colocaria Braga à frente de outras cidades interessadas em acolher a Eurovisão, nomeadamente a cidade vizinha de Guimarães, que já manifestou interesse em acolher o evento no Pavilhão Multiusos. "O PEB renovado tem muito mais capacidade do que outros equipamentos que eu já ouvi manifestarem intenção em receberem este certame, em todos os pontos do país que não o MEO Arena. Na grande nave poderemos ter concertos para 15 mil pessoas. Se a obra começar de imediato, em Março ficará concluída", justificou.


Recorde-se que a Câmara Municipal de Braga continua a aguardar o visto do Tribunal de Contas para arrancar com a obra de requalificação do Parque de Exposições de Braga. Apesar do atraso, o município estima ter a obra concluída em Março ou Abril. A Eurovisão decorre habitualmente em Maio e certo é que em 2018 se realizará em Portugal.


Algumas das exigências para acolher a Eurovisão:


A cidade anfitriã deverá cumprir as seguintes regras definidas anualmente pela UER/EBU: a arena candidata deverá acolher, pelo menos, 7 mil espectadores, sendo ideal que o recinto tenha capacidade para 10 mil pessoas, com um local para um centro de imprensa que possa acolher 1550 jornalistas; 

o recinto deverá ser coberto, enquanto que a cidade anfitriã deverá ter acesso a um aeroporto internacional moderno, bem como de um local onde possam ser realizadas as receções de boas-vindas e os eventos de despedida; 

a cidade deverá ter ainda pelo menos 10 mil camas de hotéis.

Deixa-nos uma mensagem