ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Braga SOS Ucrânia
Vanessa Batista

Regional 10.03.2022 13H48

Braga SOS Ucrânia vai enviar sete camiões para a fronteira da Roménia

Escrito por Vanessa Batista
Esta manhã, saiu o quarto camião de Braga em direção a Siret, cidade na fronteira entre a Roménia e a Ucrânia. Artigos médicos são os bens mais necessitados neste momento. Existem 60 pontos de recolha onde podem ser deixadas as doações.
Declarações de Fernando Vieira, um dos membros da organização Braga SOS Ucrânia.

false / 0:00

Já está a caminho da fronteira da Roménia com a Ucrânia o quarto camião com bens essenciais para ajudar o povo ucraniano. A iniciativa foi organizada pelo movimento Braga SOS Ucrânia que atualmente conta com mais de 720 voluntários.


A RUM falou com Fernando Vieira, um dos membros da organização Braga SOS Ucrânia, que avança que para sexta-feira está prevista a saída de um quinto camião. Na segunda-feira, tudo irá depender da quantidade de doações que chegarem aos 60 pontos de recolha que o movimento civil tem espalhados pela cidade dos arcebispos, mas a organização acredita que poderá ser possível chegar aos setes camiões.


De frisar que todas as despesas dos transportes são asseguradas por mecenas.


Neste momento, os pedidos que chegam do país de leste são para envio de artigos médicos para ajudar os feridos, a título de exemplo, compressas, betadine, pensos, soro, entre outros.


Esta quarta-feira chegou a Siret, cidade na fronteira entre a Roménia e a Ucrânia onde está o armazém que recebe todos os bens que, posteriormente, são recolhidos por camiões ucranianos que, todos os dias, fazem o transporte até às zonas mais críticas.


"Nós quando começamos este movimento o grande objetivo era, primeiro, construir o processo para garantir que os bens chegavam a quem mais precisa", declara. Todo o processo pode ser acompanhado nas redes sociais do Braga SOS Ucrânia. Em três camiões seguiram mais de 60 toneladas de bens.

Deixa-nos uma mensagem