ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 15.11.2019 12H23

O caminho da Supera-te, a nova instituição de apoio a autistas de Braga

Escrito por Elsa Moura
'Supera-te' é o nome da cooperativa de solidariedade social e serviços dedicada a jovens adultos autistas. Foi entretanto reconhecida como IPSS, mas há ainda um longo caminho pela frente.
Helena Barbosa, presidente da instituição apresenta a Supera-te e o caminho traçado

false / 0:00

Braga tem uma nova associação para apoio a jovens adultos com perturbações do espectro do autismo, a ‘Supera-te’. A cooperativa de solidariedade social e serviços dedicada a jovens adultos autistas foi criada há menos de dois anos e entretanto foi reconhecida como IPSS.


Ainda a dar os primeiros passos, a Supera-te surgiu da união de um grupo de pessoas com familiares com autismo no concelho de Braga quando a cidade ainda não tinha uma resposta efectiva para autistas adultos.


Helena Barbosa é a presidente da associação que conta ainda com poucos utentes face às suas limitações iniciais. Recentemente a associação adquiriu um espaço no centro da cidade de Braga, mas que ainda carece de obras de adaptação para responder aos parâmetros exigidos pela Segurança Social para prestar este tipo de serviço. "É uma instituição ainda muito recente, estamos a dar os nossos primeiros passos, entretanto já assumimos um espaço, mas ainda terá que ser requalificado", começou por explicar a presidente que assume as dificuldades financeiras iniciais para a realização das obras. Só depois disso será possível contratar uma equipa técnica.


Serviços externos são aposta da Supera-te

O processo é ainda longo, mas o plano está traçado. A presidente da Supera-te explica que não se pretende seguir pela "resposta típica" até porque nessas situações o acompanhamento não pode ser individualizado. "É complicado quando são muitos utentes e se enveredarmos por uma resposta onde directamente temos alguns utentes, mas com um acompanhamento devidamente personalizado recorrendo a serviços externos conseguiremos ir mais ao encontro dos nossos propósitos", esclareceu.

"A ideia é traçar um plano de acordo com o perfil de cada um estando previstas tarefas como natação, ou tarefas na comunidade que trabalhem autonomia e socialização", exemplificou aquela responsável.


A Escola de Música Palco de Estrelas, onde na noite desta sexta-feira decorrerá uma peça de teatro de sensibilização para o autismo, é uma das primeiras entidades parceiras da cooperativa. 


Peça com texto de uma mãe sensibiliza para o autismo

Para a noite desta sexta-feira está agendada uma peça que recria o mundo do autismo. A lotação está esgotada, mas segundo Helena Barbosa estão já pensadas outras actividades, quer de sensibilização como de angariação de fundos para o desenvolvimento do projecto. "Parte de uma história aparentemente muito infantil, mas quando observada com a devida atenção percebe-se que tem subjacente uma mensagem muito forte e que tem pontos de contacto com o autismo", revelou. A peça foi inscrita por uma das mães ligadas à Supera-te.


Toda a informação sobre a Supera-te está disponível na página oficial da associação na rede social Facebook.

Deixa-nos uma mensagem