ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 25.04.2024 12H43

Braga tem uma porta entreaberta para a Liberdade

Escrito por Liliana Oliveira
Peça foi criada por Alberto Vieira, a propósito dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Declarações de Ricardo Rio, presidente CMB

false / 0:00

Braga tem, a partir de hoje, uma Porta da liberdade. Fica na avenida com o mesmo nome e eterniza, na cidade, os 50 anos desde a revolução dos Cravos. Da autoria de Alberto Vieira, na porta entreaberta contam-se 50 cravos vermelhos.


Para o presidente da Câmara, Ricardo Rio, “era importante juntar uma dimensão física mais perene” aos muitos momentos que celebram os 50 anos do 25 de Abril, para se “assinalar este momento de forma duradoura”.

A porta entreaberta é, para o autarca, “uma peça particularmente icónica”. “É composta por 50 cravos, que simbolizam os 50 anos do 25 de Abril. É uma porta entreaberta, ou seja, não é uma porta escancarada, que significa que não está tudo garantido”, explicou Ricardo Rio, lembrando que “é importante continuamente trabalhar para que o 25 de Abril e aquilo que eram os seus ideais possa ser renovado”.


A localização é, também ela, pensada. A Porta da Liberdade ficou instalada na Avenida da Liberdade, no coração da cidade, local que “também é testemunho daquilo que foram as oscilações que o tempo e a história nos foi trazendo”. “É uma peça que eu acho que, além de ser muito bonita, tem este simbolismo”, finalizou. 


Para Alberto Vieira, "a Liberdade não é uma porta escancarada" e essa foi a ideia que quis passar com a peça que criou. "Esta porta vai ter que ser continuada a abrir, até à exaustão. A minha ideia foi fazer um trabalho que fosse facilmente interpretado", disse o escultor no momento da inauguração.

Deixa-nos uma mensagem