ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: CM Braga
Maria Carvalho

Regional 23.01.2025 20H57

Braga vai plantar 10 mil árvores autóctones para proteger encosta da Falperra  

Escrito por Maria Carvalho
Este projeto piloto resulta da colaboração entre o município, a Irmandade de Santa Maria Madalena do Monte e a Congregação do Espirito Santo.
Declarações do vereador do ambiente, Altino Bessa:

false / 0:00

Com o objetivo de alterar a paisagem florestal e aumentar a resiliência do território aos incêndios, o município de Braga está a desenvolver um projeto piloto de reflorestação na encosta da Falperra. O vereador do ambiente, Altino Bessa, contou que está prevista, para este ano e o próximo, a plantação de cerca de 10 mil árvores de espécies autóctones, nos 25 hectares de Faixa de Gestão de Combustível, ao longo de aproximadamente 20 quilómetros de rede viária.


O vereador falou na existência de uma "monocultura do eucalipto" e na necessidade consequente de "quebrar estas manchas de grande densidade com com outras espécies que são mais resistentes e que acabam por servir como zonas tampão em eventuais incêndios florestais que possam acontecer".


Numa primeira fase, até março de 2025, vão ser plantadas duas mil árvores. Depois, as restantes oito mil, vão ser plantadas entre outubro deste ano e fevereiro de 2026. 


Em termos de financiamento, Altino Bessa revelou que as 10 mil árvores rondam os 10 mil euros. "O maior investimento acaba por ser em mão de obra e nós estamos a fazer isto com a prata da casa. Quando constituímos esta equipa de sapadores florestais dentro da Proteção Civil, para além de ajudarem, juntamente com a Associação Florestal do Cávado, na gestão destas faixas de combustível, também têm esta componente", referiu.


O município vai ter ainda disponíveis 100 mil árvores autóctones para oferecer aos proprietários de terrenos privados.

Deixa-nos uma mensagem