ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Casa da Ciência Braga
Catarina Martins

Regional 18.01.2022 12H44

Braga vai ter uma Escola Ciência Viva

Escrito por Catarina Martins
Será dinamizada em parceria com os agrupamentos escolares e com a Universidade do Minho.
Declarações de João Vieira, diretor executivo do Centro Ciência Viva de Braga.

false / 0:00

A partir do próximo ano letivo, o concelho de Braga vai contar com uma Escola Ciência Viva. Esta valência, aprovada no âmbito do Programa Impulso Jovem STEAM, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, ficará localizada no Centro de Ciência Viva (CCV), a funcionar em Gualtar.


Em parceria com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, o projeto destina-se, numa primeira fase, aos alunos do quarto ano do ensino primário público, sendo que, no futuro, o objetivo passa por alargá-lo a outros anos letivos e às instituições privadas. Em declarações à RUM, o diretor do CCV explica que a intenção é que as crianças tenham, "durante uma semana inteira, de forma imersiva", uma vivência diferente ligada a esta área.


"Em vez de se dirigirem às salas de aulas, vão para o Centro Ciência Viva, onde podem encontrar um conjunto de atividades científicas de forma a proporcionar uma experiência diferenciadora", desenvolve João Vieira. Para esse período, a Direção Geral da Educação vai destacar professores para acompanharem os estudantes e a Câmara de Braga assegura o transporte e a alimentação.


O diretor executivo revela ainda a presença, todas as semanas, de um investigador da Universidade do Minho que vai "conversar com os alunos sobre a sua atividade, como funciona a profissão e qual é o seu trabalho no dia a dia".


O programa integra as metas curriculares de educação formal, mas transmitidas num ambiente de aprendizagem distinto. "Desmontar a ideia de que as ciências são complicadas", através de métodos "divertidos", explica João Vieira, é uma das prioridades.


Deixa-nos uma mensagem