Regional 30.03.2025 18H24
BragaHabit abre candidaturas para dois T3 integrados no Programa de Arrandamento Acessível
Candidaturas abrem esta segunda-feira e prolongam-se até 11 de abril.
Arrancam esta segunda-feira, e prolongam-se até 11 de abril, as candidaturas ao Programa Municipal de Arrendamento Acessível. Em causa estão “duas habitações T3, uma que está na freguesia de Dume, na Rua de Espessande, e outra que está na freguesia de São Vicente, na Rua Adelino Arantes, que têm um valor de renda máxima de 700 euros”.
Segundo o administrador da BragaHabit, Carlos Videira, o valor a pagar pelos subarrendatários “poderá ser inferior, se os rendimentos permitirem que a BragaHabit possa subsidiar a renda sempre com o princípio de que a taxa de esforço nunca pode ser superior a 35%”.
“Podem-se candidatar pessoas até ao 6º escalão de IRS ou, no caso de serem pessoas isoladas, com um rendimento de até 38 mil euros, se forem duas pessoas, até 48 mil euros, e, depois, vai dependente acrescendo 5 mil euros a cada agregado familiar que supere este número”, detalhou.
O Programa Municipal de Arrendamento Acessível “procura abranger as pessoas que já têm algum tipo de rendimentos, mas que não são elegíveis para a habitação social, mas também aquelas pessoas que, apesar disso, têm dificuldade e não conseguem, nos dias de hoje, aceder às rendas que são praticadas no mercado livre”. Nesta situação, estão, sobretudo, famílias da classe média, “casais jovens, qualificados, empregados, com rendimentos até ao 6º escalão do IRS”, adiantou o administrador.
Contabilizando estes dois concursos, a BragaHabit terá “oito famílias integradas, no âmbito do regime de arrendamento acessível”.
“A escolha é feita por sorteio, ou seja, a partir do momento em que a pessoa é considerada elegível, entra num concurso, há uma tombola digital, é marcado um sorteio e, depois, as candidaturas são seriadas e, portanto, se eventualmente a primeira família recusar por algum motivo, pode ir até a 2ª, 3ª ou 4ª família”, explicou Carlos Videira.
As candidaturas devem ser formalizadas através do Balcão Digital da BragaHabit (https://balcaodigital.bragahabit.pt), sendo necessário o preenchimento de formulário eletrónico e a submissão de documentação obrigatória, conforme previsto no regulamento do programa.
As habitações poderão ser visitadas mediante marcação prévia através do email arrendamentoacessivel@bragahabit.pt. O processo de seleção será realizado por sorteio público, em data e local a anunciar oportunamente. Para mais informações, os interessados podem contactar a BragaHabit através do telefone 253 268 666 (Opção 1) ou do email arrendamentoacessivel@bragahabit.pt.