Cultura 20.12.2021 11H51
Bruno Pernadas, Filipe Sambado e Capitão Fausto atuam no Theatro Circo
Concertos incluídos na programação de janeiro e fevereiro.
O Theatro Circo vai apresentar 16 espetáculos em janeiro e fevereiro. A programação para os primeiros dois meses de ano foi divulgada esta segunda-feira, em comunicado.
O primeiro a subir ao palco da sala bracarense em 2022 é Bruno Pernadas, no dia 6 de janeiro, que vai apresentar ‘Private Reasons’. Segue-se Filipe Sambado, a 8, que leva um novo trabalho ao Theatro Circo após ‘Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo’ (2018) e ‘Revezo’ (2020).
15 de janeiro é noite de concerto duplo. Luís Montenegro, sob o pseudónimo Rapaz Ego, membro fundador dos Salto, apresenta o mais recente disco ‘Vida Dupla’, editado pela nacional Cuca Monga. A fazer a primeira parte, estará o artista madeirense João Borsch, com o álbum de estreia ‘Uma Noite Romântica com João Borsch’.
O ciclo dedicado à dança contemporânea regressa em 2022, ‘A Dança Dança-se com os Pés’, com ‘Rite of Decay', da coreógrafa e performer Joana Castro.
A última semana do primeiro mês do ano é dedicada a pianistas portugueses. Mário Laginha atua no dia 26 de janeiro como Mário Laginha Trio, acompanhado de Bernardo Moreira no contrabaixo, e Alexandre Frazão na bateria. No dia 28, João Paulo Esteves da Silva apresenta-se a solo, e no dia seguinte, será a vez de Pedro Burmester estar em palco com dois pianos em palco na companhia de Pedro Borges.
O mês de fevereiro começa com a terceira produção do Teatro Praga, dedicado aos mais novos, ‘Macbad’, inspirada pela obra-prima do dramaturgo inglês William Shakespeare, com texto e criação de Cláudia Jardim, Diogo Bento e Pedro Penim. As sessões estão marcadas para os dias 4 e 5.
Antes dos coliseus, os Capitão Fausto celebram dez anos do álbum de estreia no Theatro Circo, com o espetáculo ‘Com Licença, 2022’, a 4. No dia 5 de fevereiro, Ana Bacalhau leva o novo álbum, que inclui os temas ‘Memória” e ‘Sou Como Sou’.
No fim de semana seguinte, MARO estreia-se no Theatro Circo, artista portuguesa que frequentou o Berklee College of Music e é atualmente representada pela Quincy Jones Productions. Foi em 2019 que MARO foi convidada para uma digressão ao lado do britânico Jacob Collier.
No dia 12, é o músico e compositor inglês Matt Elliot, que apresenta o novo disco ‘Farwell To All We Know'. O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga leva nos dias 18 e 19, o musical 'Superstar', numa altura em que se celebram 50 anos da primeira produção na Broadway e, simultaneamente, se celebram os 50 anos da construção do edifício do Conservatório.
No último fim de semana de fevereiro, a 2ª edição do novo ciclo beFolk - ciclo este alia a música de raiz popular à música contemporânea - numa coprodução entre o Theatro Circo e o artista bracarense Daniel Pereira Cristo, em torno do conceito ‘Da Raiz ao Fado…’.
A noite de 25 de fevereiro trará convidados que apresentarão novas composições e canções, deambulando entre as sonoridades da música e dos instrumentos tradicionais portugueses, até ao encontro com o fado e com colaborações e convidados especiais como a fadista Carla Pires.
Na segunda noite de beFolk, 26 de fevereiro, sobe ao palco o cantor e intérprete tunisino, mestre do oud, Dhafer Youssef, para apresentar ‘Sounds of Mirros’, álbum que que conta com a participação do tocador de tabla indiano Zakir Hussain, do guitarrista norueguês Eivind Aarset e do clarinetista turco Husnu Senlendirici.