ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Regional 14.09.2021 18H07

Câmara de Barcelos cede terreno para IPCA instalar centro de I&D e residência

Escrito por Redação
Neste terreno, o IPCA vai instalar um espaço destinado à investigação e inovação multidisciplinar, um auditório de 500 lugares, uma residência universitária com 130 camas, e, ainda, de um espaço multiusos.

Foi assinado, esta terça-feira, o contrato de direito de superfície da Quinta do Patarro, entre a Câmara de Barcelos e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). 

Neste terreno, com 33.200 m2, irá nascer o futuro Barcelos Collaborative Research and Innovation Centre (B-CRIC), um espaço destinado à investigação e inovação multidisciplinar e colaborativa do IPCA, bem como um auditório de 500 lugares e uma residência universitária para 130 camas.

A autarquia cede ao IPCA, pelo prazo de 50 anos, automática e sucessivamente renovável pelo prazo de 20 anos, o direito sobre a Quinta do Patarro, que recentemente adquiriu por dois milhões de euros.


Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, este acordo de transferência da propriedade do imóvel “concretiza uma das grandes ambições deste Instituto e, também, da Câmara Municipal, pois permitirá a ligação do Campus do IPCA à cidade, tornando este espaço e as suas vias pedonais, em especial as ecovias, locais excelentes de mobilidade dos cidadãos, dando ainda mais vida ao campus”. 


O novo espaço contará “com várias unidades de Investigação & Desenvolvimento, vocacionado para inovação e a transferência de conhecimento para as empresas”. O Barcelos CRIC irá albergar, logo na primeira fase, três unidades de I&D do IPCA, que foram, recentemente, aprovadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em mais de um milhão de euros.


 “Os projetos de arquitetura e de especialidades, bem como o projeto de execução, estão concluídos e em fase de revisão, pelo que o IPCA precisava de ter o direito de propriedade deste terreno para poder apresentar candidatura a financiamento a fundos europeus, em especial ao PRR” revelou Maria José Fernandes. 

Para mais tarde, adiantou, “está ainda prevista a construção de um multiusos, com áreas verdes de utilização coletiva, que permitirá a melhoria dos espaços e dos equipamentos destinados às atividades de ciência, do desporto, da cultura, do desenvolvimento económico e social e, dessa forma, para o crescimento sustentado do IPCA e do seu Campus aberto à cidade”.


O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes,  salientou a importância deste passo na "consolidação do projeto IPCA, importante para o concelho de Barcelos e para a região”, acrescentando “ que gostava que fosse construído o pavilhão multiusos porque é útil para os estudantes e poderá ser utilizado nas atividades económicas, sociais, desportivas e culturais da comunidade académica e, simultaneamente, pelos munícipes e pela comunidade empresarial do concelho”. 

O edifício para o Barcelos CRIC, a residência universitária e o multiusos serão infraestruturas que permitirão a realização de grandes eventos em Barcelos, e, também, a realização de importantes encontros de conhecimento e inovação promovidos pela comunidade científica internacional onde o IPCA já tem um reconhecimento assinalável“, afirmou. O autarca mencionou ainda que “ a construção do auditório com 500 lugares vai permitir o crescimento do turismo de negócios e de eventos, potenciando o surgimento de novas unidades hoteleiras, existindo já interessados em construí-las em Barcelos”. 

Deixa-nos uma mensagem