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Liliana Oliveira

Regional 25.07.2024 12H49

Câmara de Braga aponta obra do Nó de Infias para o início de 2025

Escrito por Liliana Oliveira
Vereadora das Obras Municipais e da Mobilidade acredita que a adjudicação da empreitada deverá acontecer até ao final deste ano.
Declarações de Olga Pereira

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Olga Pereira acredita que a obra do Nó de Infias estará no terreno no início de 2025. O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, garantiu, ontem, que a adjudicação será feita logo que termine o projeto de execução.


A vereadora que tutela, em Braga, as obras municipais e a mobilidade diz, em entrevista à RUM, a sua expectativa “é que a adjudicação possa acontecer ainda em 2024”.

Neste momento, falta realizar “uma reunião técnica, que determine como é que vão encerrar o projeto, e, depois, as Infraestruturas de Portugal terão que levar o projeto ao seu conselho diretivo para aprovação formal”. Além disso, o município de Braga “levará aos seus órgãos para aprovação municipal”. Entretanto, segundo Olga Pereira, a autarquia já deu início “ao processo das expropriações necessárias”. Depois, explica a responsável, “as Infraestruturas de Portugal estarão em condições de abrir concurso público”.


Assim sendo, “e se o concurso durar três meses”, a obra poderá estar no terreno no início do próximo ano.

Miguel Pinto Luz explicou que "o projeto de execução está a ser alterado por questões de segurança”. Em causa está “uma exigência legal”, ou seja, “é exigida uma auditoria de segurança feita por um revisor externo”, esclarece Olga Pereira. O auditor estará, numa segunda fase, “a acompanhar a própria empreitada”.


“O município de Braga assumiu, mais uma vez, a responsabilidade sobre a contratação, de forma a que o projeto possa andar o mais rapidamente possível. O auditor de segurança já fez o seu relatório, já foi enviado aos projetistas, será necessária uma reunião entre todos para avaliar as recomendações”, finalizou.


Governo aponta a um prazo de execução de 18 meses, Câmara tem a indicação de que a obra demora um ano


A obra está orçada em 12 milhões de euros e, ainda que o ministro das Infraestruturas tenha apontado a um prazo de execução de 18 meses, Olga Pereira adianta que os projetistas apontam para 12 meses.


Apresentado em 2022, o projeto aponta para uma solução que permite uma ligação direta e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidireccional com cerca de 220m de extensão e 12m de largura. Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego.

A intervenção proposta fará com que a atual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN101.


De acordo com o Estudo de Tráfego, o Nó de Infias regista um número de veículos diários de 110 mil veículos.

Com a requalificação daquele troço, o atraso total, de todos os veículos que circulam nas vias envolvidas, passará de cerca de 374 horas em 2021, para cerca de 76 horas em 2043, na hora de ponta da manhã, e de 507 horas (2021) para 27 horas (2043), na hora de ponta da tarde.

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