ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 27.08.2019 19H36

Câmara de Braga avança com Zonas 30 em 4 quarteirões

Escrito por Liliana Oliveira
Colocação de passadeiras com pavimento podotátil para pessoas com mobilidade reduzida e reordenamento de estacionamento integram estratégia de reabilitação dos espaços. Investimento ascende aos 2 milhões de euros.
Miguel Bandeira explica estratégia de implementação

false / 0:00

A Câmara de Braga vai implementar ´Zonas 30´ nos quarteirões da Makro, Torre Europa, Quinta da Fonte e Montélios. Com um investimento superior a dois milhões de euros, financiados pelo programa operacional do Norte2020 no âmbito do contratualizado no PEDU, estima-se que os projectos beneficiem mais de 15 mil pessoas.


À RUM, o vereador do Ordenamento e Mobilidade, Miguel Bandeira, explicou que o objectivo “é por em prática uma velocidade que tome por privilégio o peão, valorizar a qualidade de vida das populações e contribuir para a diminuição da pegada carbónica”.


“É uma intervenção de reabilitação urbana associada aos princípios da mobilidade sustentável que tem o peão como protagonista, que visa o reordenamento da circulação automóvel, valorização dos meios de locomoção suaves e ecológios, como bicicletas, skates e trotinetes, reordenamento do estacionamento e contribuição para a reduação da sinistralidade”, acrescentou o vereador.


Em causa está, por exemplo, a colocação de passadeiras com pavimento podotátil para pessoas com mobilidade reduzidas e passadeiras/cruzamentos sobrelevados, que funcionarão como medida de acalmia de tráfego.

“O nosso objectivo é estender estas intervenções a outras áreas, na medida que possamos obter esses recursos financeiros. No entanto, devo dizer que outros programas, como as passeiras acessíveis e de redução de velocidade, que estão a ser implementadas junto das principais escolas do centro urbano, estão a replicar o tipo de intervenção que vamos concentrar nestas quatro áreas, ainda que não com o mesmo impacto que estamos a espera que estas quatro zonas venham a beneficiar nos próximos tempos”, explicou Miguel Bandeira.


Estes projectos foram objecto de encontros com a população, representantes dos bairros e Juntas de freguesia.

As obras nos quarteirões de Montélios e da Quinta da Fonte tiveram início no dia 12 de Agosto e as intervenções no quarteirão da Torre Europa e da Makro terão início na próxima Terça-feira, dia 3 de Setembro. A intervenção no quarteirão da Makro tem um prazo de execução de 180 dias, sendo que para os restantes o prazo é de 240 dias.


Requalificação da Variante da Encosta "tem que estar resolvida até final deste ano”


O investimento poderá ascender aos três milhões de euros, uma vez que, segundo explicou o vereador, vai ser associada, “no âmbito da mobilidade urbana sustentável, a requalificaçao da Variante da Encosta, que também vai ter um papel importante na articulação de um destes bairros com o campus da UMinho".  “Podemos vir a usar um milhão para essa requalificação, que, pela nossa parte essa obra já estaria a ser executada neste momento. Não depende de nós, depende da processologia do concurso e adjudicação, mas eu diria que esse assunto tem que estar resolvido até final deste ano”, apontou. 

Deixa-nos uma mensagem