ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Academia 25.06.2024 12H23

Câmara de Famalicão atribui à UMinho Medalha de Honra da cidade

Escrito por Liliana Oliveira
O mais alto galardão municipal será entregue no dia 9 de julho, nas comemorações do 39.º aniversário da elevação de Famalicão a cidade. 

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai atribuir a Medalha de Honra da cidade, o mais alto galardão municipal, à Universidade do Minho, no ano em que a instituição celebra os seus 50 anos. 

A distinção será atribuída no dia 9 de julho, data em que Famalicão assinala 39 anos desde que foi elevada à categoria de cidade.


O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enaltece “o papel essencial da Universidade do Minho no desenvolvimento do concelho” e a “relação de cooperação estreita” que tem mantido desde a sua génese com o Município e com as diversas entidades do território. “É uma instituição fundamental na região, uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global”, acrescenta.


A instituição universitária, criada em 1973 e cuja Comissão Instaladora tomou posse em fevereiro de 1974, é o nome proposto pelo executivo municipal para receber a Medalha de Honra da Cidade, o mais alto galardão municipal.


A cerimónia está marcada para o dia 9 de julho, pelas 18h15, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, com entrada livre.


“Famalicão continua a trilhar um caminho de desenvolvimento e prosperidade”


A autarquia vai ainda homenagear com a Medalha de Mérito Municipal Cultural o editor das Edições Humus, Rui Fernão de Magalhães, o alfarrabista Rui José Carvalho de Faria Araújo, o intérprete de guitarra portuguesa, autor e compositor Carlos Macedo e o compositor grego radicado em Famalicão Dimitris Andrikopoulos.


Recebem a Medalha de Mérito Municipal Desportivo o Navegador de Ralis e Todo-o-Terreno, Filipe Martins, o atleta da Associação Figueiredo’s Runner’s and Friends, Joaquim Figueiredo e o árbitro João Pinheiro, recentemente eleito Melhor Árbitro da Liga Portuguesa de Futebol na época 2023/2024. João Cerejeira, professor e investigador na área da Economia, recebe a Medalha de Mérito Municipal de Ciência.


O estilista famalicense Gonçalo Peixoto, Ana Patrícia Correia, que em 2023 recebeu o prémio “Chef Pâtissier”, atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia, a centenária “Elétrica”, o empresário e consultor Joaquim Rui de Castro Manita e as empresa Xavier’s, Macedo & Macedo e Ribeiro & Antunes, que este ano celebram o seu 50.º aniversário, vão receber a Medalha de Mérito Municipal Económico.


Por fim, recebem a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência Carlos de Sousa, da Casa da Memória Viva, a ACIP - Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social (25 anos), o ACB – Associação Cultural Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores do Município (25 anos) e o Centro Social e Paroquial de Avidos (25 anos).

Sobre os 39 anos de cidade, Mário Passos diz que “Famalicão continua a trilhar um caminho de desenvolvimento e prosperidade”.



Deixa-nos uma mensagem