Regional 23.08.2022 07H00
Canil Municipal de Braga deverá nascer dentro de dois anos nas imediações da Braval
No concelho de Braga, explicou Rui Morais, administrador da AGERE, empresa gestora do canil municipal, os terrenos que estavam em vista têm habitações na proximidade, caindo por terra a possibilidade de ali instalar o CRO. A estrutura deverá, assim, ser intermunicipal.
O novo centro de recolha oficial de Braga deverá nascer na Serra do Carvalho, nos terrenos contíguos à Braval, dentro de dois anos.
Em julho de 2021, o presidente da autarquia, Ricardo Rio, apontava as novas instalações para o início deste ano, ainda que na altura a localização não estivesse definida, dada a dificuldade em encontrar terrenos que evitem que "a convivência animal" se torne um incómodo para os moradores das imediações.
Um ano depois, o problema persiste. No concelho de Braga, explicou Rui Morais, administrador da AGERE, empresa gestora do canil municipal, os terrenos que estavam em vista têm habitações na proximidade, caindo por terra a possibilidade de ali instalar o CRO. “Temos a esperança ao nível da possibilidade de um CRO intermunicipal, na Serra do Carvalho, nas imediações da Braval. Seria o nosso plano B, mas, cada vez mais, é o plano A”, avançou.
Por enquanto, a AGERE está “a desenvolver, com outras entidades, as necessidades do novo CRO”, que deverá ser uma realidade “dentro de dois anos”. “A construção não é algo difícil. Estamos a desenvolver o projeto ao nível das necessidades. É uma questão de definir o terreno e, por isso, dou o prazo de dois anos, para conseguirmos colmatar essas necessidades”, finalizou.