Regional 03.04.2024 16H22
Palestra 'Carreiras e Género' marca terceira edição das jornadas do He For She
Evento teve ínicio na terça-feira e decorre até quinta-feira.
'Carreiras e Género', 'Body Acceptance' e um workshop de defesa pessoal. Estas são algumas das atividades prevista no programa referente à terceira edição das jornadas formativas, realizadas pelo movimento HeForShe da Universidade do Minho, entre o dia 2 e 4 de abril.
Com o mote 'De Igual Para Igual', esta edição conta com vários workshops e conferências feministas que pretendem complementar e enriquecer a formação da comunidade estudantil da academia minhota.
Em entrevista à RUM, Bárbara Rangel, co-coordenadora do movimento HeForShe na UMinho, explica que os temas nesta edição "vão abranger um pouco de tudo, dando assim uma maior oferta de temas para o público", destacando de seguida a palestra de 'Carreiras e Género', marcada para as 18h00, do dia 3 de abril.
"É algo que ainda não foi feito, no sentido em que vamos abranger as áreas onde as mulheres estão muito menos representadas, como nas ciências e engenharia", acrescenta.
Rita Piçarra, ex-diretora financeira da Microsoft, Natália Mazoni, advogada especializada no género, e Ana Duarte Rodrigues, investigadora e professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, são apenas três das diversas vozes que vão participar na conferência principal do evento.
O segundo dia foi palco de um workshop online de linguagem inclusiva, apresentado por Sofia Costa. Segue-se uma sessão online onde Matilde Pinto abordará a 'Discriminação Racial e de Género no Desporto'.
A abertura do último dia é realizada em formato online, às 11h, com várias figuras da área a debater o 'Direito e Ecofeminismo'. O resto do dia será presencial com uma proposta arrojada, pelas 15h00, um workshop de defesa pessoal, orientado pela Dojo Braga Krav Maga. A sessão de encerramento da terceira edição, prevista para as 18h00, terá lugar no campus de Gualtar, com uma sessão de cinema em parceria com a CineUM.
Além da colaboração com o Núcleo de Cinema da Universidade do Minho, o planeamento deste ano assinala a presença do SOS Racismo, que complementará a formação dos participantes.
O evento gratuito prevê atingir entre 40 a 60 participantes nas sessões online e um limite de 30 nos espaços para workshops. O programa do evento pode ser consultado de forma detalhada aqui.
*Escrito por Rodrigo Costa e editado por Vanessa Batista