ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CDU
Ariana Azevedo

Regional 08.06.2025 12H35

CDU apresenta João Baptista e Sandra Cardoso como cabeças de lista em Braga

Escrito por Ariana Azevedo
Candidatura aponta falhas estruturais na cidade e promete respostas com base na experiência local. A apresentação contou com a presença de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.  

João Baptista e Sandra Cardoso foram apresentados, este sábado, como primeiros candidatos da CDU à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Braga, respetivamente, num ato público que contou com a presença de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.


A iniciativa decorreu ao ar livre, em pleno centro da cidade, e juntou dezenas de ativistas e apoiantes da CDU. Em destaque estiveram os temas da habitação, mobilidade, saúde, e a crítica às parcerias público-privadas (PPP) em que o município esteve envolvido.


Sandra Cardoso, professora e investigadora, atual eleita na Assembleia Municipal, destacou que “mais força à CDU significa mais trabalho, mais honestidade e mais competência para a autarquia de Braga”. A candidata sublinhou a necessidade de “colocar os direitos dos trabalhadores, das crianças, dos idosos e de todas as pessoas que vivem e trabalham em Braga em primeiro lugar”, defendendo uma cidade onde “a justiça social seja uma prioridade”.


Por sua vez, João Baptista, engenheiro e técnico superior na Infraestruturas de Portugal, criticou o “projeto esgotado” da coligação liderada pelo PSD, acusando o executivo de conduzir o concelho a uma “perda de qualidade de vida”. Para o candidato à presidência da câmara, “Braga ficou melhor sempre que a CDU elegeu vereadores” e apelou ao voto como forma de “romper com a atual situação caótica” da cidade.


Entre os temas abordados, destacou a habitação, os transportes públicos, a necessidade de mais espaços verdes e os efeitos das PPP no município. Defendeu ainda a urgência em “passar uma mensagem de esperança”, assegurando que o voto na CDU é “um voto transformador”.


A sessão contou também com a intervenção de Fernando Sá, do Partido Ecologista “Os Verdes”, que reforçou o compromisso da CDU com as causas ambientais em Braga.


No encerramento, o Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, salientou a abrangência e diversidade do projeto da CDU, afirmando que “todos os que querem trabalhar por uma vida melhor nas suas terras têm lugar neste projeto”. Criticou ainda “as contradições dos eleitos de outros partidos, que dizem uma coisa em Braga e fazem outra em Lisboa”, nomeadamente no caso da decisão sobre a nova ala de cirurgia no Hospital de Braga.


Paulo Raimundo abordou também as questões da habitação, referindo o “brutal aumento de preços resultante da especulação imobiliária”, e da mobilidade, defendendo a criação de um passe social intermodal e a ligação ferroviária entre Braga e Guimarães. Apelou, por fim, à mobilização de todos para a “afirmação da grande frente popular e unitária que é a CDU”.

Deixa-nos uma mensagem