ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: UMinho
Tiago Barquinha

Academia 20.07.2022 07H00

Centro para a Valorização de Resíduos comemora 20 anos com lançamento de projeto

Escrito por Tiago Barquinha
O Wast'Awareness foca-se nas indústrias agroalimentar e metalúrgica.
As declarações de Jorge Araújo, diretor executivo do CVR.

false / 0:00

O Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) da Universidade do Minho organiza, esta quarta-feira, entre as 14h e as 16h00, o evento ‘Descobrir a Ciência’. A iniciativa, que assinala os 20 anos da instituição, realiza-se no edifício do CVR, no Campus de Azurém, em Guimarães.


A sessão de abertura conta com a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, Sofia Ferreira, o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, o diretor executivo do CVR, Jorge Araújo, e a presidente do conselho de administração do CVR e professora da Escola de Engenharia, Cândida Vilarinho.


Segue-se o lançamento do Wast'Awareness, por Margarida Soares e Nádia Valério, ambas do CVR. Cofinanciado em 330 mil euros pelo Portugal 2020/FEDER e em execução até junho do próximo ano, o projeto pretende fomentar a transferência de I&D e tecnologias junto de empresas agroalimentares e metalúrgicas do Norte, Centro e Alentejo. 


Em declarações à RUM, Jorge Araújo destaca o papel que vai ter na “divulgação e disseminação de boas práticas de valorização de resíduos” em dois setores em que “a economia circular ainda não é total”.


O evento prevê igualmente intervenções sobre biorrefinarias, por Margarida Gonçalves, professora da Universidade Nova de Lisboa, e sobre as fibras do futuro, por Raul Fangueiro, presidente da associação Fibrenamics da UMinho.


Com duas décadas de atividade, o diretor executivo destaca que o CVR se trata do “único centro em Portugal que se dedica inteiramente à reciclagem". “Isto de que se fala hoje da económica circular é o que o CVR sempre fez, aproveitar aquilo que os outros descartam”, acrescenta.


Subdividindo em três princípios de atuação, Jorge Araújo explica que o objetivo passa por “aproveitar e tratar os resíduos”, assim como "ajudar as organizações a prevenir” a sua produção.

Deixa-nos uma mensagem