Regional 01.09.2025 18H50
Centro Social Luso-Ucraniano precisa de 3.500 euros para enviar camião com doações para a Ucrânia
Apesar de o montante pedido não ter sido, ainda, arrecadado, Abraão Veloso garantiu que esse não será o motivo para não enviar apoio ao país do leste europeu.
A Associação UPE - Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, em Braga, está a angariar 3.500 euros de forma a transportar alimentos, medicamentos e outras doações variadas até à Ucrânia. À RUM, Abraão Veloso, presidente da organização de ajuda humanitária, disse que este dinheiro servirá, sobretudo, para o aluguer de uma “plataforma” que suporte o camião, que está cheio de donativos, e os custos da viagem entre Portugal e Ucrânia.
“Nós estávamos a pensar em mandar o camião pelos próprios meios, pedimos ajuda a motoristas, alguns disseram que sim, depois disseram que não, mas, no final, arranjamos alguém que faria a viagem”, acrescentou.
As dificuldades, no momento, prendem-se a questões legais e problemas relacionados com a antiguidade do camião, que foi doado à organização, e que já se encontra em Braga, pronto a partir. “Para atravessar a Europa, é preciso um tacógrafo eletrónico. O tacógrafo que o camião tem não dá e, portanto, seriam novas despesas. Por outro lado, o camião teve parado alguns anos e, a nível dos pneus, não nos dava muitas garantias”, sublinhou.
Apesar de o montante pedido não ter sido, ainda, arrecadado, Abraão Veloso garantiu que esse não será o motivo para não enviar apoio ao país do leste europeu. “Logo que a gente tenha resolvido o problema de encontrar a tal empresa com a plataforma para nos levar o camião até à Ucrânia, avançamos com o processo. E depois procuramos acertar as contas”, revelou.
"Nós somos, acima de tudo, um entreposto da solidariedade da nossa sociedade"
O camião está carregado, sobretudo, com mantimentos não perecíveis e medicamentos de primeiros socorros e de venda livre, mas estes não são os únicos produtos neste carregamento. De acordo com o dirigente, entre os donativos estão, também, “12 camas e colchões, louças, rolos de rede para proteger as trincheiras e os abrigos”. Apesar da organização, ainda, não estar a recolher roupa, Abraão Veloso sublinha que “roupa de cama e roupa interior são sempre importantes”.
“Nós trabalhamos um bocadinho à la carte, portanto, tentamos responder a pedidos que nos chegam da Ucrânia. Temos uma bela fundação que colabora connosco, que com frequência também mandam as suas próprias viaturas aqui a Portugal buscar ajuda”, disse. No último apoio reencaminhado, a organização bracarense conseguiu enviar uma ambulância.
A Associação UPE - Centro Social e Cultural Luso Ucraniano está em contacto permanente com organizações humanitárias a trabalhar na Ucrânia e recebe atualizações constantes do recebimento das ajudas enviadas. "Nós somos, acima de tudo, um entreposto da solidariedade da nossa sociedade", rematou.