ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas/ CMB
Liliana Oliveira

Regional 26.11.2024 13H32

Cerca de 23% dos quase 24 mil alunos de Braga são estrangeiros

Escrito por Liliana Oliveira
Dados constam no Portal da Educação, que  Câmara de Braga apresentou esta segunda-feira.
Declarações de Ricardo Rio e Carla Sepúlveda sobre o novo Portal da Educação

false / 0:00

Dos mais de 23 mil alunos que frequentam as escolas do concelho de Braga, cerca de 23% são estrangeiros. As nacionalidades que mais se destacam são: brasileira, angolana e venezuelana. Os dados constam no Portal da Educação, que a autarquia apresentou esta segunda-feira.

No presente ano letivo, estão inscritos nas escolas de Braga 3034 alunos brasileiros, 367 angolanos e 163 venezuelanos. Mas são muitas mais as nacionalidades identificadas. Há estudantes chegados do Afeganistão, Argélia, Azerbaijão, Camarões, Congo, Eritreia, Gâmbia ou Jordânia.


Segundo os dados, o número de alunos a frequentar as escolas de Braga diminuiu entre o ano letivo passado e este. Em 2023/2024 eram 24 229 os estudantes a frequentas os estabelecimentos de ensino do concelho, sendo que, este ano, são 23 750.São menos 479. No entanto, esta é uma exceção ao cenário que se tem verificado, desde que a autarquia assumiu as competências inerentes a todos os ciclos de estudo, em 2021/2022. Nesse ano letivo, eram 22 471 estudantes.

O número de escolas parece também ter diminuído, entre esse período de tempo, passando de 107 para as atuais 103.


Antes de 2021/2022, a Câmara geria apenas o pré-escolar e o 1.º ciclo, pelo se contavam 8220 alunos e 90 escolas.

A grande maioria das crianças e jovens não têm qualquer escalão atribuído, 10% têm escalão B e 8% o escalão A.

A nova versão do Portal da Educação do município de Braga é, agora, aos olhos da vereadora da Educação “mais intuitivo e completo, que procura potenciar a participação, promover informação e aproximar a Comunidade”.


“Olhamos para as escolas como agente de capacitação do nosso futuro"


A apresentação desta ferramenta integra as comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinala no próximo dia 30 de novembro.

Para Carla Sepúlveda, trata-se de “uma ferramenta que procura potenciar a participação de todos e promover a informação e, por isso, este portal continua aberto às sugestões da comunidade”.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, enalteceu a relação que “tem sido construída” com a comunidade escolar. “Olhamos para as escolas como agente de capacitação do nosso futuro. Esta é uma ferramenta que visa aproximar a comunidade, facilitar a relação entre todos, disponibilizando o máximo de informação para que haja transparência, mas, também, uma maior efetividade das nossas iniciativas”, acrescentou.

Pode consultar o Portal aqui.


Até dia 27 de novembro, as escolas secundárias recebem o programa “Fazes parte! Faz a tua parte”.

A propósito do Dia Internacional da Cidade Educadora, no sábado, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, será inaugurada uma exposição do CRIDEM, um concurso nacional de obras de expressão plástica de pessoas com deficiência intelectual, de tema livre, aberto exclusivamente a pessoas que estejam a ser apoiadas por organizações com respostas na área da deficiência ou incapacidade intelectual. Braga estará representado nesta iniciativa, com obras da Cerci Braga, APACI, AIA, Valoriza, IRIS e APPACDM de Braga.

Deixa-nos uma mensagem