ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 31.03.2023 07H00

Chama-se Charmie e vai representar a UMinho na Robocup

Escrito por Vanessa Batista
Competição decorre entre 4 e 11 de julho, em Bordeus, França.
Declarações do professor da Escola de Engenharia da UMinho, Fernando Ribeiro. 

false / 0:00

12 estudantes do Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho vão participar na Robocup. Esta é apenas a segunda vez que a instituição de ensino superior minhota marca presença nesta competição. O evento decorre de 4 a 11 de julho, em Bordéus, França. 


O Charmie, nome do robô made in UMinho, está a ser desenvolvido há dois anos, sendo que nos últimos meses tem evoluido a um ritmo mais acelerado.


Segundo o coordenador da Roboparty, Fernando Ribeiro, a equipa conseguiu o apuramento para a Robocup na primeira fase de seleção, à frente dos atuais campeões do mundo. Neste momento, o robô já consegue efetuar "90% das tarefas" que terá de completar em julho próximo. Os restantes 10% são relativos a um reforço de tecnologia, nomeadamente, através de inteligência artificial.


O Charmie, um robô que será "humanizado", de modo a não ferir suscetibilidades, consegue realizar pequenas tarefas domésticas como arrumar uma estante ou transportar um saco de compras. O objetivo futuro, segundo o docente, passa por colocar este robô ao serviço da comunidade, mais concretamente, de idosos que vivem sozinhos e/ou pessoas com necessidades específicas.


Uma das capacidades diferenciadoras deste robô é o facto de conseguir dobrar-se para apanhar objetos que estão no chão. Uma ajuda preciosa que pode ajudar a "melhorar a qualidade de vida", principalmente, dos idosos. 


No próximo mês, Fernando Ribeiro acredita que o Charmie já está totalmente operacional para ser apresentado em Tomar. O próximo passo é a construção do segundo braço da máquina. 

Deixa-nos uma mensagem