ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Zeca Afonso em maio de 1972 na Galiza. (FOTO: DR)
Elsa Moura

Cultura 12.02.2024 12H50

Ciclo de Cinema Galego recorda Zeca Afonso em Santiago de Compostela

Escrito por Elsa Moura
Proposta cinematográfica preparada pelo cineclube de Braga, Lucky Star, pode ser vista na noite desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Foi na Galiza que Zeca Afonso cantou pela primeira vez ao vivo o tema ‘Grândola Vila Morena’ e essa mesma atuação é recordada esta segunda-feira, no âmbito do Festival Convergências, em Braga.


Pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, será exibida a curta-metragem sobre o 10 de Maio de 1972 em Santiago de Compostela, no Burgo das Nacións, onde o músico português atuou. 


Jaime Torres, do Convergências, refere que se trata de um documentário "fantástico porque mostra que foi na Galiza que Zeca Afonso cantou a Grândola pela primeira vez".

Recorde-se que dois meses antes, a polícia franquista tinha assassinado os sindicalistas Amador Rey e Daniel Niebla, mártires da luta pelos direitos dos trabalhadores galegos.


Na semana seguinte, na noite de 19 de fevereiro, também pelas 21h30, no auditório da BLCS, o ciclo de cinema galego prossegue com 'Eles transportan a morte", de Samuel M. Delgado e Helena Girón. Aborda a história de três homens condenados à morte que conseguem escapar à pena embarcando com Cristóvão Colombo rumo ao Novo Mundo, mas são obrigadas a desembarcar nas ilhas Canárias.



Deixa-nos uma mensagem