Regional 26.09.2018 19H37
Ciclovias excluídas do Orçamento Participativo Braga 2019
A Associação Braga Ciclável alerta para processo que classifica como "pouco transparente".
Há dias saiu o resultado da avaliação das propostas da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP) de Braga, e quatro delas, todas relacionadas com a criação e melhoramento de ciclovias foram excluídas pela autarquia.
Algumas destas propostas têm vindo a ser apresentadas nos últimos três anos, começa por alertar Victor Domingos, Vice-Presidente da Associação Braga Ciclável. O ano passado, a autarquia excluiu estas propostas à conta da existência de projectos municipais que iriam no mesmo sentido. Este ano, a Câmara argumenta, ainda, que estas propostas "ultrapassam os 85 mil euros, sendo este o limite para este tipo de verbas", motivo que, noutras edições do OP, nunca foram entrave para o prosseguimento das mesmas, acrescenta Victor Domingues.
A Associação Braga Ciclável vem agora a público alertar para as explicações deixadas pelos técnicos do município para a exclusão das referidas propostas. Entretanto, os cidadãos que submeteram estas quatro propostas já apresentaram as respectivas reclamações, conforme previsto no regulamento, para que as mesmas sejam sujeitas a reapreciação.
“Se os processos já estão em curso, o que me parece que é obrigação do município e da organização do Orçamento Participativo é esclarecer os cidadãos sobre que projectos estão em curso, onde é que eles podem ser consultados e qual é o prazo previsto de execução”, explica. Victor Domingos realça ainda o que considera ser a “falta de transparência” com que este processo todo foi conduzido por parte da autarquia bracarense.
A Associação Braga Ciclável aguarda agora uma nova análise de todo o processo.
Apresentamos, agora, as quatro propostas relativas à criação e melhoramento das ciclovias que foram rejeitadas e que não passarão à fase seguinte:
-OP19/PROP0007 – Adaptação de Ponte Pedonal
A proposta visa a adaptação da ponte pedonal que liga a Rua D. Pedro V à Rua Nova de Santa Cruz. No panorama actual desta via de ligação "importantíssima para a circulação de milhares de pessoas todos os dias" já não corresponde de forma eficaz a todos os seus utilizadores quer sejam eles jovens universitários, trabalhadores ou idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
-OP19/PROP0025 – Via urbana ciclável
A proposta visa a criação de dois trajectos cicláveis, na mancha urbana da cidade. A intenção é a promoção da mobilidade e acessibilidade dentro da cidade, com a interligação do centro histórico à central de camionagem, estação de comboios e Universidade do Minho.
-OP19/PROP0027 – Pistas cicláveis nas Avenidas 31 de Janeiro e Porfírio da Silva
A cidade de Braga apresenta-se como muito adequada para promover a bicicleta como modo de transporte, mas, para tal acontecer, é necessário criar condições de segurança para todas as pessoas que queiram usar a bicicleta.
-OP19/PROP0028 – Ciclovias na Avenida da Liberdade
A Avenida da Liberdade é um dos eixos estruturantes da cidade de Braga.
Pintar duas ciclovias unidirecionais (uma de cada lado e na faixa da rodagem), segregando a mesma com recurso a balizadores ou armadillos é fundamental, ligando a zona central à Ponte num dos eixos estruturantes para promover a mobilidade em bicicleta em Braga.