ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas/CM-Braga
Pedro Magalhães

Nacional 23.10.2019 15H29

Cidades Criativas da UNESCO prometem evento nacional

Escrito por Pedro Magalhães
Os municípios de Braga, Barcelos, Amarante, Óbidos e Idanha-a-Nova assinaram esta manhã o protocolo de colaboração como Cidades Criativas da UNESCO.
Braga, Barcelos, Amarante, Idanha-a-Nova e Óbidos são as Cidades Portuguesas Criativas da UNESCO

false / 0:00

O salão nobre da reitoria da Universidade do Minho foi esta manhã palco da assinatura do protocolo de criação de uma rede de cooperação entre as Cidades Criativas Portuguesas da UNESCO. 


Braga, na área das media arts, Barcelos, no artesanato, Amarante e Idanha-a-Nova, na música, e Óbidos, na literatura, são as cidades com o título criativo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e, esta manhã, os representantes dos respectivos municípios deixaram a garantia de um trabalho conjunto que vai colocar a criatividade nos centros de cada território.


Aida Guerra, uma das responsáveis pelo pelouro do turismo em Amarante, referiu que a assinatura do protocolo vai permitir a realização de várias acções conjuntas entre os municípios criativos: "o objectivo passa por, por exemplo, criar um projecto onde a criatividade é o eixo de inclusão social, a criação de bolsas de oportunidade para criativos e outras cidades, ou estruturar o produto de turismo criativo".


A responsável antecedeu os discursos dos respectivos autarcas que enalteceram, transversalmente, a oportunidade de se estabelecerem parcerias entre municípios no cruzamento das áreas das media arts, literatura, música e artesanato em cada território. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, revelou mesmo a vontade de "promover um grande evento de dimensão nacional em que seja afirmada a valia da criatividade enquanto pilar do desenvolvimento local".


A rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO conta actualmente com 180 cidades de 72 países diferentes. Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, lembrou que há "objectivos a serem cumpridos periodicamente" por cada cidade designada, manifestando a vontade de acolher mais cidades do país na  rede criativa agora estabelecida.


Amarante, Barcelos, Idanha-a-Nova e Óbidos querem ajudar Braga na candidatura a CEC 2027

Os municípios que em conjunto com Braga fazem parte da rede de cidades criativas portuguesas da Unesco estão disponíveis em ajudar a cidade bracarense na candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.


O esforço foi assinalado pelo autarca de Idanha-a-Nova, que enfatizou a importância da rede de cidades criativas portuguesas da UNESCO no "enriquecimento da diversidade criativa e cultural em Portugal".

Deixa-nos uma mensagem