Regional 17.09.2025 19H20
Cinco vértices, um território. Está formalizado o Pentágono Urbano
Braga, Barcelos, Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo unem-se para reforçar cooperação em cultura, mobilidade e inovação. A formalização incluiu a renovação do Cartão Cultural e apresentação da plataforma Minho Access Point para mobilidade sustentável.
Braga, Barcelos, Guimarães, Famalicão e Viana do Castelo assinaram, esta quarta-feira, os estatutos da nova associação intermunicipal, que sucede ao Quadrilátero Urbano. Mais do que uma mudança de geometria, os autarcas defendem que o Pentágono pode abrir caminho para a criação de uma futura Área Metropolitana do Minho, capaz de dar mais escala, voz e competitividade à região.
No seguimento do Pacto para a Competitividade e a Inovação, a adesão de Viana do Castelo consolida uma rede de cinco cidades que pretende afirmar o Minho como polo estratégico a nível nacional e internacional. Cultura, mobilidade sustentável e inovação económica estão no centro das prioridades.
À margem do evento, o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a ambição de que a associação possa, no futuro, "ser uma voz representativa deste território, catalisadora de uma ligação cada vez mais estreita com os outros municípios e criar as bases para uma futura Área Metropolitana do Minho". Para o autarca, é imperativo que se "estreitem laços" que permitam ter "uma voz ativa de reivindicação junto do estado central e das instâncias europeias para mobilizar investimentos neste território".
Já o vice-presidente da câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, destacou o peso económico e estratégico do território, que tem "os maiores exportadores do país". "Estamos a falar de um universo de cerca de sete milhões de pessoas. Este espaço merece uma atenção especial e a cultura é um elemento unificador", ressalvou.
O autarca barcelense, Mário Constantino, afirmou que este é um momento "histórico" em que "para além da dimensão, ganhamos diversidade, ganhamos escala e julgo que estamos a trilhar o caminho certo no sentido de nos tornarmos mais competitivos, com a chegada ao oceano". O edil famalicense, Mário Passos, salientou a região como "uma das grandes locomotivas de Portugal, mas também de investigação, desenvolvimento e inovação. A partir de hoje estamos todos mais reforçados, musculados, para que possamos ajudar as instituições, as empresas e, acima de tudo, os nossos cidadãos", disse ainda.
Também presente na cerimónia, o vereador do município de Guimarães, Miguel Oliveira, reforçou a "força da cooperação". "Se individualmente todas estas cidades são fortes, dúvidas não restarão que juntos vamos ser muito mais fortes nas mais diversas áreas. Esta região é muito forte do ponto de vista industrial, contribui para a riqueza do país, mas não tem o devido retorno em investimento", finalizou.
Durante a sessão foi ainda renovado o protocolo da Bilheteira Eletrónica em Rede e do Cartão Pentágono Cultural, que assegura:
– Venda integrada de bilhetes online para eventos culturais em todos os municípios aderentes;
– Fidelização de públicos através de um cartão anual (30 euros para novas adesões e 25 euros para renovações), com benefícios diretos nos equipamentos culturais das cinco cidades;
– Descontos de 50% nos bilhetes para espetáculos e exposições promovidos pelas estruturas municipais e parceiros culturais;
– Vantagens adicionais como envio gratuito de agendas, newsletters regulares e, em alguns casos, estacionamento gratuito ou descontos em parques de estacionamento nos dias de espetáculo.
Foi ainda apresentada a plataforma Minho Access Point (MAP), um sistema digital inovador que reúne dados em tempo real sobre estacionamento, transportes públicos e carregadores para veículos elétricos. A ferramenta pretende facilitar as deslocações dos cidadãos e apoiar as autarquias na definição de políticas de mobilidade mais inteligentes e sustentáveis.