ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

gnration
Redação

Cultura 25.07.2024 11H49

Cinema ao ar livre regressa ao gnration em agosto

Escrito por Redação
Iniciativa Cinema no Pátio acontece todas as quintas-feiras.

O pátio exterior do gnration volta a receber sessões de cinema gratuitas e ao ar livre no mês de agosto. Nas quinta-feiras de 1, 8, 22 e 29 – serão exibidos os filmes Não sou Nada – The Nothingness Club, de Edgar Pêra, Retrato da rapariga em chamas, de Céline Sciamma, O Paraíso, provavelmente, de Elia Suleiman e Fechar os olhos, de Julio Arenas.


O Cinema no Pátio arranca já na próxima semana, a 1 de agosto, com o filme Não sou Nada – The Nothingness Club (2023), do realizador português Edgar Pêra. Fernando Pessoa, dentro do seu Clube do Nada, consegue concretizar todos os seus sonhos, mas a chegada de uma mulher, muito diferente da Ofélia do mundo real, vem destabilizar o Clube, enquanto o ultrajante heterónimo vanguardista, Álvaro de Campos, disputa a autoridade de Pessoa de forma violenta.


Uma semana depois, a 8 de agosto, é exibida a obra Retrato da rapariga em chamas (2019), da realizadora francesa Céline Sciamma. Em 1770, Marianne é enviada para uma ilha isolada da Bretanha, em França, para pintar o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem acabada de sair de um convento. Héloïse, resiste ao destino de se tornar esposa de alguém que nunca viu e recusa-se a posar para a pintura. Marianne, vê-se assim obrigada a pintar a jovem em segredo. Apresentada como dama de companhia, a pintora observa-a todos os dias.


Depois de uma paragem, o ciclo retoma no dia 22 com O Paraíso, provavelmente. Entre o documentário, o drama e a comédia, o realizador palestiniano Elia Suleiman deixa a Palestina em busca de uma nova pátria. Mas a busca por esta nova vida torna-se numa comédia de enganos. De Paris a Nova Iorque, quanto mais se afasta da Palestina, mais estes novos lugares lhe fazem lembrar o seu país natal. Um conto burlesco que explora a identidade, a nacionalidade e a pertença, no qual Suleiman coloca uma questão fundamental: onde nos podemos sentir “em casa”?


O Cinema no Pátio de 2024 encerra a 29 de agosto com Fechar os olhos, do espanhol Victor Erice. Este filme gira em torno de Julio Arenas, um famoso ator espanhol, que desaparece durante a rodagem de um filme. Embora o seu corpo nunca seja encontrado, a polícia conclui que ele foi vítima de um acidente à beira-mar. Muitos anos mais tarde, o mistério em torno do desaparecimento de Arenas volta a ser notícia. Um programa de televisão descreve a sua vida e a sua morte, e mostra imagens exclusivas das últimas cenas que filmou, captadas pelo seu grande amigo, o realizador Miguel Garay.


A entrada no Cinema no Pátio, no gnration, é gratuita e os bilhetes poderão ser levantados nos dias das respetivas sessões.


*Por Lara Ferreira

Deixa-nos uma mensagem