ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Cultura 12.10.2024 10H17

CLOSE-UP arranca este sábado com cinema e concerto de Surma

Escrito por Redação
Mais de 30 sessões de produção cinematográficas têm lugar em Famalicão entre os dias 12 e 19 de outubro. 

Arranca este sábado a nona edição do CLOSE-UP, o Observatório de Cinema da Casa das Artes de Famalicão.


Para a sessão de abertura, no Grande Auditório do espaço de artes de Famalicão, às 21h45, Surma será responsável por criar uma banda sonora para o filme ‘O Cão Andaluz’, realizado por Luis Buñuel e coescrito por Salvador Dalí, em 1929. Logo após este momento, a artista irá apresentar o seu novo disco “alla”, num formato de trio, acompanhada por João Hasselberg e Pedro Melo Alves. A longa-metragem é considerada uma obra muito importante do surrealismo e do cinema mudo.


Com mais de 30 sessões de cinema, o evento “vai proporcionar um diálogo com o público através das sessões comentadas e do cruzamento de géneros artísticos”, como sublinha o programador de Cinema na Casa das Artes, Vítor Ribeiro.


As sessões de cinema vão ser temáticas e vão andar à volta “de uma ideia de memórias de futuro”, nas ‘Paisagens Temáticas’, que espelham a visão dos filmes sobre o futuro. Outro dos destaques, segundo o responsável, é a sessão dedicada ao cineasta norte-americano William Friedkin, na rubrica ‘Histórias de Cinema”, o realizador Quentin Dupieux é destaque na programação do ‘Isto não é um filme’ e a produção portuguesa ganha vez na secção ‘Fantasia Lusitana’, “que este ano foi feita em parceria com João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata”.


Vítor Ribeiro sublinha que a programação foi pensada para ter outras artes a “gravitarem”. “Para montar o programa, pegamos em autores que queremos mostrar e depois vamos procurando afinar o que nós fizemos este ano com esta ideia de memórias de futuro, até chegar a um programa”.



*Escrito por Marcelo Hermsdorf 

Deixa-nos uma mensagem