ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Regional 27.07.2020 19H44

CM Braga prevê novas obras de requalificação em Montélios

Escrito por Tiago Barquinha
A novidade foi adiantada por Ricardo Rio, durante uma visita à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe.

Mais de 15 mil metros quadrados de passeios e uma reorganização dos lugares de estacionamento. Estas são duas das características que espelham o resultado final do projecto de reabilitação urbana 'Área Mais', realizado em Montélios, na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe.


A empreitada, que resultou de um investimento de 684 mil euros, através de uma operação financiada pelo Norte 2020, no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Braga, incluiu a repavimentação de passeios, a colocação de passadeiras sobrelevadas e a introdução de pilaretes.


Para o presidente da união de freguesias, com estas intervenções, “há agora muita mais segurança, sobretudo para os peões”. “Temos aqui as escolas EB1 e EB 2,3 de Real, o Centro Escolar de São Frutuoso e a Quinta Pedagógica. Hoje, as crianças podem circular com mais segurança, assim como as pessoas que têm mobilidade mais reduzida”, refere.


A requalificação implicou a redução de 484 para 455 lugares de estacionamento, devido a uma correção do ponto de vista legal. Francisco Silva lembra que, “à margem das leis, as pessoas estavam habituadas a estacionar na perpendicular e não na horizontal” e que foi necessário fazer “um ajuste” nesse sentido.


No entanto, o presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, alertando para o facto de ser “uma zona densamente habitada, em que as famílias têm quase todas mais que um carro”, considera que é necessário haver “um maior número de lugares” para os moradores.


“Os apartamentos só têm lugar para um carro e os outros veículos têm de ficar sempre na parte de fora”, acrescenta, referindo que, por exemplo, a Rua Padre Freitas “poderá ter condições para ver o estacionamento alargado”.



Requalificação da "parte antiga" de Montélios deverá avançar no próximo ano


Além da disponibilização de mais lugares para os moradores, Francisco Silva pretende a requalificação da zona mais antiga de Montélios. 


Para Francisco Silva, é “chocante ver a diferença entre a zona intervencionada e a não intervencionada”, dando o exemplo de "uma rua em que o passeio novo termina e logo depois começa outro que está totalmente destruído”. “Como a parte nova foi bem tratada e a parte antiga ficou por intervir, as pessoas sentem alguma discriminação”, lamenta.


Ricardo Rio, que visitou esta segunda-feira o local, respondeu ao apelo do presidente da união de freguesias e adiantou que essa zona mais degradada, que engloba as ruas Padre Manuel Guimarães, José da Cunha e António José Lisboa, deverá ser requalificada a partir do próximo ano, independentemente de ser apoiada ou não por fundos comunitários.


“É algo que já está encomendado aos nossos técnicos em termos de desenvolvimento do projecto. É uma obrigação da nossa parte, não só pela questão residencial, mas também pela envolvente, que vai ser num futuro próximo uma das mais grandes valias em termos de atratividade turística da cidade”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Braga.

Deixa-nos uma mensagem