ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 21.01.2025 15H45

Comissão Trabalhadores do Hospital de Braga quer levar aumentos das avenças à AR

Escrito por Vanessa Batista
Coordenador "aplaude" apoio da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) que admitiu a realização de uma greve no Hospital de Braga contra o aumento das tarifas de estacionamento, em vigor desde 5 de janeiro.

A Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga "aplaude" o apoio da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e caso a situação não seja resolvida ponderam fazer greve. Em causa está o aumento, concretizado a 5 de janeiro, de dois euros nas avenças de estacionamento.


No caso dos parques exteriores vão passar de 33 para 35 euros. Já os cobertos passam dos 48 para os 50 euros.

De acordo com a FNAM, os profissionais da unidade hospitalar chegam a ter encargos anuais de 600 euros só para estacionarem o carro e irem trabalhar.


A RUM questionou o coordenador da Comissão, Camilo Ferreira, sobre o assunto que aos microfones da Universitária "aplaudiu" o dinamismo da FNAM em prol da "melhor qualidade de vida" e "redução de preços para os trabalhadores".


O responsável garantiu ainda à RUM que os funcionários do Hospital de Braga não descartam a possibilidade de avançar para uma greve, caso a situação não se altere. 


Neste momento, a Comissão está a fazer circular uma petição que já conta com 950 assinaturas, com vista a recorrer ao fundo da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS). A comissão pretende que este assunto seja discutido na Assembleia da República.


"A ACSS detém 25% de mais-valias. Faz todo sentido reverter essa verba em prol das avenças para baixar drasticamente o preço das mesmas", defende. Recorde-se que a mesma solução já havia sido sugerida, em dezembro, à RUM.


Entretanto, a Comissão de Trabalhadores reuniu com a secretária de Estado da Gestão da Saúde que, de acordo com o responsável, ficou sensibilizada com esta questão, uma vez que devido à localização do Hospital de Braga não existem alternativas de estacionamento. 


A unidade hospitalar tem uma oferta de 2.200 lugares de estacionamento, distribuídos por sete parques, sendo 1.200 cobertos.

Deixa-nos uma mensagem