ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

António Braga. FOTO: CM
Elsa Moura

Regional 03.12.2024 08H38

Concelhia aprova António Braga para candidato do PS à CMB em 2025

Escrito por Elsa Moura
A reunião da comissão política concelhia do PS Braga aconteceu na noite desta segunda-feira.

António Braga vai ser mesmo o candidato do Partido Socialista (PS) nas autárquicas de 2025 em Braga. 


O nome do socialista de 71 anos foi aprovado na reunião desta segunda-feira à noite na comissão política concelhia do PS com 46 votos a favor, 14 votos em branco e nenhum voto nulo ou contra.


Aos 71 anos, António Braga prepara-se para regressar à vida política depois de a ter abandonado antes das autárquicas de 2013 quando perdeu a batalha interna para Vítor Sousa, que viria a ser o candidato socialista à Câmara de Braga no processo eleitoral que resultou numa viragem à direita na gestão autárquica bracarense. O nome do militante será entretanto levado à Federação e a sua aprovação deverá estar assegurada até porque recentemente António Braga anunciou publicamente o seu apoio ao agora presidente da Federação Distrital, Vítor Salgado. Também Pedro Nuno Santos deverá dar o 'Ok' final para que os socialistas em Braga avancem para esta solução.


Recorde-se que o nome de António Braga causou enorme surpresa entre os militantes socialistas, mas não só. Até há pouco mais de uma semana, a disputa interna parecia estar entre Artur Feio, atual vereador dos socialistas na CMB e antigo presidente da comissão política concelhia, e Pedro Sousa, atual presidente da concelhia e desde as últimas legislativas, também deputado do PS na Assembleia da República. Hugo Pires também tinha manifestado essa disponibilidade. Ainda assim, a divisão interna socialista terá levado a uma outra solução com o objetivo de voltar a unir o partido. 


Recorde-se que desde as autárquicas de 2013, o PS nunca mais repetiu um candidato neste processo eleitoral. Em 2013 o candidato que perdeu para Ricardo Rio era Vítor Sousa, em 2017 seguiu-se Miguel Corais e em 2021 Hugo Pires. Em 2025 a aposta deverá assim passar por António Braga, ele que já foi vereador, presidente da assembleia municipal, deputado na Assembleia da República e secretário de estado das Comunidades.


Notícia em atualização

Deixa-nos uma mensagem