ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 09.08.2022 15H51

Concurso de arquitetura para Fábrica do Arquinho já foi lançado pela CMG

Escrito por Vanessa Batista
No total, serão necessários perto de 9 milhões de euros para a reabilitação do edifício. Autarquia deverá apresentar uma candidatura ao Portugal 2030.
Declarações do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, sobre a evolução do dossier relativo à reabilitação da antiga Fábrica do Arquinho.

false / 0:00

Está aberto o concurso público para a submissão de projetos de arquitetura para a Fábrica do Arquinho. Depois de terminado o levantamento topográfico e geométrico do imóvel, no valor de 6.400 mil euros pela empresa Normapa - Levantamentos Topográficos e Arquitetónicos lda, o Município de Guimarães está agora em condições de receber propostas para o espaço que irá acolher os laboratórios de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho e a Fibrenamics.


A RUM conversou com o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, que apontou para 28 de outubro, data da aula inaugural da licenciatura em Engenharia Aeroespacial, para avançar mais informações sobre o projeto. A análise e seleção das propostas caberá à Câmara Municipal de Guimarães.


As obras de requalificação e adaptação da Fábrica do Arquinho serão realizadas com recurso a verbas do Município de Guimarães e da Universidade do Minho. De acordo com o presidente da unidade orgânica serão necessários entre 7,5 a 9 milhões de euros para executar o projeto na totalidade. O executivo municipal está já a preparar uma candidatura para conseguir o apoio de fundos comunitários, acredita-se que através do Portugal 2030, de modo a assegurar o financiamento necessário.


A Fábrica do Arquinho será assim a base da Engenharia Aeroespacial no Minho. Neste momento, a unidade orgânica está, através de vários dos seus projetos de investigação, a tentar arranjar financiamento para financiar alguns dos equipamentos necessários para compor os laboratórios. Está prevista a construção de um "túnel de vento para apoio à área de aerodinâmica", "um laboratório dedicado à construção de satélites" e salas para "integração entre várias áreas" como mecânica ou eletrónica.


O presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, já referiu a sua vontade de ver esta obra concluída até ao final do mandato, em 2025. Recorde-se que o edil, durante o discurso do 48º aniversário da Universidade do Minho, declarou ter a ambição de duplicar o número de alunos da Escola de Engenharia da UMinho, naquele que considerou um “ousado, mas sábio investimento", no sentido de fazer da cidade berço, cada vez mais, uma cidade universitária.

Deixa-nos uma mensagem