ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Catarina Martins

Cultura 11.04.2024 15H33

"Concurso fotográfico 'Braga Natural' é já uma referência a nível nacional"

Escrito por Catarina Martins
Para o vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, a exposição fotográfica , inaugurada, esta quarta-feira, no Largo Barão de S. Martins, dá a conhecer "o património natural do território".
Declarações do vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, e Carlos Silva, vencedor de cinco galardões.

false / 0:00

O Largo Barão de S. Martins, acolheu, esta quarta-feira, a inauguração da exposição que voltou a desafiar os bracarenses a partirem à descoberta do seu território. Nesta que é a terceira edição do concurso 'Braga Natural' participaram 52 pessoas, com mais de 250 fotografias, nas categorias de 'Fauna Selvagem', 'Flora e Fungos' e 'Habitats Naturais'.


Na inauguração da mostra, que reúne as 41 melhores fotografias, o vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, destacou a importância da iniciativa que "valoriza o património natural do território", sublinhando que todas as fotografias foram captadas no concelho.


"Muitas vezes os bracarenses não conhecem o seu território e isto é também uma forma de os desafiar e a quem nos visita a procurarem novos locais. O objetivo é, de alguma forma, ligar as pessoas à natureza e àquilo que Braga tem para oferecer do ponto de vista dos seus habitats naturais", vinca, acrescentando que o concurso "é já uma referência a nível nacional".


Por cada categoria, foi atribuído um prémio de 400 euros ao primeiro classificado, 150 ao segundo e 75 ao terceiro. Além de arrecadar o primeiro e terceiro galardões nas categorias ‘Fauna Selvagem’ e ‘Flora e Fungos’, Carlos Silva foi ainda o vencedor absoluto, recebendo uma majoração no valor de 200 euros. 


Na exposição, o autor explicou o trabalho que antecedeu a captação de algumas das imagens vencedoras, nomeadamente uma borboleta, fotografada após alguma chuva, e um corvo-marinho, captado ao nascer do dia no rio Cávado. De acordo com Carlos Silva, é um trabalho que requer algum estudo e preparação. "No caso da borboleta, eu sabia que os insetos iam estar relativamente imóveis por causa da chuva", exemplifica.


Carlos Silva salienta ainda a importância da iniciativa"Além de valorizar o património natural, valoriza o trabalho dos fotógrafos", afirma.


A mostra estará patente até 18 de abril, sendo que depois irá circular pelas escolas e instituições do concelho de Braga.



Vencedores da terceira edição do concurso 'Braga Natural'


Categoria Fauna Selvagem:


1.º Prémio – Carlos Miguel Azevedo da Silva;

2.º Prémio – Bruno Ismael da Silva Alves;

3.º Prémio – Carlos Miguel Azevedo da Silva.


Categoria Flora e Fungos:


1.º Prémio – Carlos Miguel Azevedo da Silva;

2.º Prémio – Bruno Ismael da Silva Alves;

3.º Prémio - Carlos Miguel Azevedo da Silva.


Categoria Habitats Naturais:


1.º Prémio – Pedro de Oliveira Simões Esteves;

2.º Prémio – Pedro de Oliveira Simões Esteves;

3.º Prémio – António Carlos Miranda Viana da Silva.

Deixa-nos uma mensagem