ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: JORNAL DE GUIMARÃES; Antiga Fábrica do Alto, Pevidém
Elsa Moura

Regional 15.10.2024 11H51

Concurso para obra da Academia de Transformação Digital lançado no início de 2025

Escrito por Elsa Moura
A estimativa é do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. Antiga Fábrica do Alto será mais um espaço da UMinho no concelho vimaranense.
Declarações de Domingos Bragança

false / 0:00

Após sucessivos adiamentos, o lançamento do concurso para a obra da Fábrica do Alto, na Freguesia de Pevidém, Guimarães, onde será instalada a Academia de Transformação Digital liderada pela Universidade do Minho está previsto para o primeiro trimestre de 2025.


O ponto de situação foi feito esta segunda-feira pelo presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, à margem da reunião camarária realizada naquela freguesia. Aos jornalistas, o autarca notou que os atrasos do projeto estão relacionados com o envolvimento de diversas entidades. "A Câmara Municipal de Guimarães não quer fazer a reabilitação, adaptação e adequação do edifício da antiga Fábrica do Alto para a câmara, é para instalar a Academia de Transformação Digital. A UMinho vai instalar-se com os seus centros de investigação e de tecnologia, nomeadamente os laboratórios de transformação digital. Tem havido uma análise para saber exatamente a distribuição de espaço, que já está estabelecido. Posso admitir que em janeiro, fevereiro, teremos a possibilidade de lançar a obra a concurso", adianta.


O autarca socialista estima que parte do financiamento da empreitada possa surgir através do Portugal 2030. "Está tudo a correr bem. Já tenho trabalho os fundos do Portugal 2030 e isso garantirá parte do financiamento desta Academia de Transformação Digital", aponta.


Deixa-nos uma mensagem