ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: CM Braga
Maria Carvalho

Regional 05.02.2025 17H13

140 jovens participam na revisão da Carta Europeia da Participação Juvenil em Braga

Escrito por Maria Carvalho
O Centro de Juventude de Braga acolhe, entre hoje e sexta-feira, a Conferência Europeia da Juventude, um evento determinante para o futuro da participação jovem na vida local e regional.
Declarações do presidente do município, Ricardo Rio, da presidente do Conselho Consultivo para a Juventude do Conselho da Europa, Nina Grmusa e do presidente do Conselho Municipal da Juventude de Braga, Luís Guedes.

false / 0:00

A Conferência Europeia da Juventude é o maior encontro de jovens e autoridades locais em 2025 e reúne, em Braga, até esta sexta-feira, cerca de 150 jovens e autoridades locais dos 46 Estados membros do Conselho da Europa. O encontro tem como principal objetivo a revisão da Carta Europeia da Participação Juvenil na Vida Local e Regional, um documento essencial que não é atualizado há mais de 20 anos.


O preâmbulo da Carta Europeia deixa claro que a participação efetiva dos jovens é "essencial para uma sociedade saudável e democrática", e que se torna particularmente relevante, "dado o contexto de declínio do envolvimento dos jovens nos processos políticos tradicionais que se tem verificado nos últimos anos". Só quando as políticas governamentais - sejam elas a nível nacional, regional ou local - refletirem as realidades dos jovens, é que o interesse dos jovens pela política será reavivado, pode ler-se no documento.


A cerimónia de abertura desta quarta-feira contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. O autarca refere que a cidade é uma das mais jovens, uma vez que conta com 40% da população abaixo dos 30 anos. "Ainda assim, aquilo que é verdadeiramente importante é o percurso que Braga tem feito ao longo dos últimos anos de valorização das políticas da juventude, de afirmação de políticas inovadoras para criar melhores condições de vida para a fixação e atração dos jovens, dos talentos que vão surgindo nos mais diversos contextos da nossa sociedade e de ter aqui esta oportunidade de trocar experiências, partilhar boas práticas e aprender reciprocamente", comenta.


O autarca defende a participação dos jovens, uma vez que, "sempre que lhes é dada essa oportunidade, os jovens participam, são muito criativos e, desde a mais tenra idade, temos visto sempre uma resposta muito interessante dos jovens e muita consciência daquilo que se passa à sua volta e, às vezes, até maior proatividade no sentido de construir um futuro melhor do que vemos às vezes dos adultos", acrescenta. 


Luís Guedes, do Conselho Municipal da Juventude de Braga, conta que auscultou associações jovens locais para levar propostas cruciais para esta revisão. "Enquanto jovem de Braga que vai participar ativamente, espero que saia daqui um contributo para a revisão da Carta, que há de ser o último contributo antes da sua implementação até ao final deste ano, esperamos nós. Que se consiga definir com clareza aquilo que são as reais necessidades dos jovens para terem a capacidade de participar de forma ativa e informada no século XXI", adiciona.


A presidente do Conselho Consultivo para a Juventude do Conselho da Europa, Nina Grmusa, destaca a importância da criação de políticas mais inclusivas para os jovens, porque "podemos ver que têm muito para dizer como querem viver a sua vida num contexto local". Com isso, Nina fala da possibilidade de criar um "standard europeu" de participação e democracia.


A conferência é co-organizada pelo Departamento de Juventude do Conselho da Europa e pelo Centro de Juventude de Braga, e em parceria com o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, o Município de Braga, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Fórum Europeu da Juventude.

Deixa-nos uma mensagem