Regional 14.04.2025 20H05
Corpo Nacional de Polícia de Espanha já patrulha ruas de Braga por ocasião da Semana Santa
Dois agentes viajaram de Madrid no âmbito do projeto "Comissarias Europeias" para reforçar o policiamento de proximidade junto de turistas espanhóis até à próxima sexta-feira, 18 de abril.
Do centro de Madrid até à Rua D. Paio Mendes, na Sé Catedral de Braga, distam perto de 513 quilómetros.
Dois agentes do Corpo Nacional de Polícia (CNP) de Espanha, fizeram o percurso entre a capital espanhola e a cidade dos arcebispos para auxiliar o Comando Distrital da PSP de Braga no policiamento de proximidade, em particular com os turistas que falam castelhano, durante a Semana Santa.
Os agentes Eduardo e Tania vão percorrer as ruas da cidade até à próxima sexta-feira no âmbito do projeto de cooperação "Comissarias Europeias" e, diz Eduardo, a iniciativa é "muito bem acolhida pelo povo de Espanha".
Os turistas "querem saber os pontos de interesse, as igrejas, um pouco de história. Nós damos as dicas para dizer onde podem ficar ou não, a segurança do país e a segurança de Braga", explica.
Para o elemento da polícia espanhola, tudo é uma questão "de linguagem. A linguagem irá apoiá-los caso precisem de apresentar queixa sobre algo. A tradução é importante para eles", detalha, acrescentando que "se sentem mais seguros. Pensam que têm mais segurança quando veem a nossa farda, o carro da polícia e dizem: 'uau!' A polícia espanhola está aqui hospedada."
O agente Eduardo já está na nona missão de "intercâmbio" em terras lusas, por ocasião da Páscoa e conta que já passou por "Lisboa, Porto, Açores e Aveiro". "Somos um povo irmão", assume.
Policiamento de "proximidade" mas também de "visibilidade"
Para o comissário Tiago Silva, da PSP Braga, a cooperação policial é "bastante importante", uma vez que há "outra proximidade e visibilidade, não só com os turistas espanhóis, mas também com turistas portugueses".
No caso dos turistas do país vizinho, sublinha que "o facto de verem o carro da polícia e os nossos colegas faz com que eles próprios tenham outra vontade em vir procurar a policia, pedir informações, conselhos de segurança e perguntar se estão mais à vontade ou não."
Tiago Silva adianta ainda que se percebe que há turistas que são repetentes na Semana Santa de Braga e que "já estão habituados" a ver a congénere espanhola da Polícia de Segurança Pública na rua mas que continuam a surgir cidadãos "que ficam surpreendidos. Temos de tudo", conclui.
Os agentes do Corpo Nacional de Policia de Espanha vão estar em Braga e Guimarães, cidades que atraem muitos espanhóis durante o período da Páscoa.