ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 04.05.2021 07H00

Zona de Couros concorre com mais três do país para a lista final da UNESCO

Escrito por Pedro Magalhães
Anúncio feito esta segunda-feira o vereador do urbanismo no executivo vimaranense, Fernando Seara de Sá.
Declarações de Fernando Seara de Sá e Ricardo Araújo

false / 0:00

A classificação da Zona de Couros, em Guimarães, concorre com mais três do país na lista indicativa final dos bens bens a Património Mundial da UNESCO, anunciou esta segunda-feira o vereador do urbanismo no executivo vimaranense.


Em declarações aos jornalistas no final da reunião de câmara, Fernando Seara de Sá lembrou que a proposta para estender a classificação do centro histórico de Guimarães a Património Mundial está numa lista indicativa de 19 bens nacionais mas que, depois de informações recolhidas junto das Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e Direção-Regional de Cultura do Norte (DRCN), os "concorrentes com peso são três".


Para a classificação, a comissão nacional da UNESCO exigiu que fosse elaborado um documento que especificasse os objetivos da candidatura e a autarquia acedeu ao pretendido, apresentando ontem um plano de gestão, com o título Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros - Plano de Gestão 2021-2026, aprovado por unanimidade na reunião de executivo.


Fernando Seara de Sá disse que o plano "é muito assertivo e inovador, quando comparado com os concorrentes" mas reconheceu que a candidatura "é difícil" porque se "trata de uma extensão" a um bem classificado já existente e não de uma novidade.



Oposição aplaude plano mas salvaguarda que "demorou"

Do lado da oposição e pela voz do vereador do PSD, Ricardo Araújo, o plano de gestão apresentado "é positivo" porque permite "pensar a cidade a 10, 20 anos" e "dá passos importantes no sentido de concretizar o alargamento da zona classificada a Couros".


Ainda assim, o social-democrata deixou reparos "ao tempo demasiado longo que o processo está a ter" e que "o plano de gestão apresentado, conforme é recomendado pela UNESCO, já devia há muito estar definido e implementado".


O vereador foi também questionado sobre os possíveis constrangimentos que a eventual classificação de Couros poderão criar na zona, nomeadamente na impossibilidade de ali se poderem fazer obras. Ricardo Araújo rejeitou qualquer preocupação: "A classificação cria regras e isso é positivo para que as intervenções que se façam nesse espaço sejam adaptadas à proteção de Couros".

Deixa-nos uma mensagem