Regional 11.07.2024 12H56
Creche Clube dos Pequenos abre até dezembro e pronta a funcionar 24/dia
Insituição ainda não sabe se o programa 'Creche Feliz' poderá ser alargado aos horários noturnos e de fim-de-semana. Em caso negativo, os pais que pretendam esses horários terão de fazer o respetivo pagamento.
Entre novembro e dezembro de 2024, a Creche Clube dos Pequenos estará em funcionamento, cumprindo o que foi acordado com os pais. A garantia foi deixada à RUM pelo presidente do Centro Social Vale do Homem, Jorge Pereira. A instituição é responsável pela construção e gestão da creche que vai funcionar 24 horas por dia nas imediações do Hospital de Braga e da Universidade do Minho. Depois de atrasos burocráticos, a obra "está a correr muito bem e deve ficar concluída em outubro", reafirmou o dirigente no espaço de grande entrevista Campus Verbal. Já a antecipar eventuais atrasos relacionados com "licenças de utilização e funcionamento" do município e da segurança social, o presidente do centro social garante que "até ao final do ano a creche Clube dos Pequenos estará em funcionamento".
Vai acolher 90 crianças e funcionará, no mínimo, com 20 funcionários
Até maio, a estrutura recebeu candidaturas para o triplo da capacidade atual [84], mas a nova portaria permitirá 90 crianças. Nas últimas semanas, o Centro Social Vale do Homem tem contactado as famílias. Numa segunda abordagem estão a tentar perceber "as necessidades das famílias com horários e dias para arquitetar a abertura do Clube dos Pequenos". Vincando que a instituição está "preparada para abrir todos os dias do ano, sem interrupções letivas, com serviço de berçário, creche e babysitting que irá resolver muitas necessidades dos pais", nomeadamente para "dar uma aula, ir a uma consulta ou até para os pais fazerem um jantar ou assistirem a um concerto", exemplifica.
Creche é para todos e não apenas para pais que trabalham na UMinho ou no Hospital de Braga
O responsável nega ainda que nalgum momento o Centro Social Vale do Homem tenha passado a mensagem de que a creche seria "apenas para o hospital ou para a Universidade do Minho", assumindo que "é lógico que pela localização serão os profissionais os primeiros beneficiários". Recorde-se que o Município de Braga cedeu o terreno ao Centro Social Vale do Homem que assegurou apoios do PRR para este projeto.
A esta creche serão alocados vinte funcionários, ainda que os números possam variar, dependendo da resposta necessária. "Vai depender dos turnos que temos de ter, das necessidades dos pais e de uma reunião que ainda teremos que ter com a Segurança Social. O Centro Social Vale do Homem quer aderir ao projeto Creche Feliz para que os pais tenham a creche gratuita, mas pergunto: o pai que trabalha de noite e tem a criança de noite, vai ter o mesmo direito? Essa resposta tem de ser dada pelo Instituto da Segurança Social", atira. "Estamos disponíveis, mas vamos ver as condições que nos dão para darmos essas condições aos pais", completa. Se não surgir um acordo atípico com a Segurança Social, "o que vai acontecer é que nos horários atípicos, os pais vão ter que pagar", explica ainda o presidente do Centro Social Vale do Homem. A decisão poderá ser conhecida "nas próximas semanas".
Universidade de Coimbra replica projeto de Braga
Para Jorge Pereira, esta aposta comprova a vitalidade da instituição que "tem coragem de ir por caminhos que não foram percorridos". Nesta mesma entrevista à RUM revelou que a Universidade de Coimbra visitou o projeto em Braga e está a replicá-lo naquela instituição. Assim como uma instituição em Faro que em conjunto com a autarquia local replicou este modelo, aguardando apoio do PRR. Além disso, em Trás-os-Montes, outro município contactou este centro social com o objetivo de o replicar.