Regional 11.10.2024 14H08
Cruz Vermelha de Braga terá maior Jantar Humanitário de sempre
Cerca de 900 pessoas vão estar presentes no evento solidário.
A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa bateu, mais uma vez, o recorde de participação no Jantar Humanitário. Este sábado, cerca de 900 pessoas vão marcar presença no evento solidário, que decorre no Forum Braga.
Sob o tema “Not a Tranget”, o jantar humanitário pretende promover a reflexão sobre os conflitos armados.
Em comunicado, a delegação lembra as "centenas de elementos da organização que perderam as suas vidas em zonas de conflito". "A campanha #notatarget serve precisamente para consciencializar sobre a necessidade
de proteção daqueles que arriscam as suas vidas em conflitos armados para ajudar aqueles
que mais precisam. Esta campanha destaca a importância de garantir a segurança daqueles
que prestam ajuda humanitária, bem como a proteção de civis e instalações médicas,
conforme estipulado pelo Direto Internacional Humanitário", lê-se ainda na nota.
O Jantar Humanitário pretende, assim, "lembrar, a nível global, que civis e trabalhadores humanitários não devem ser alvo de ataques deliberados". "A proteção dessas pessoas é fundamental para garantir que assistência humanitária passa a ser fornecida em áreas de conflito, de forma a salvar vidas e aliviar o sofrimento daqueles que são diariamente afetados".
O evento presta ainda homenagem a Armando Osório, de saída da presidência, 13 anos depois de assumir o cargo.
Para enaltecer este momento estará presente o Presidente Nacional da Cruz Vermelha, Dr António Saraiva, o Diretor Geral da Cruz Vermelha Portuguesa, Dr. Miguel Cunha, bem como vários presidentes de Delegações de todo o país. O dia irá terminar com um concerto do Tony Carreira.