ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CM Barcelos
Liliana Oliveira

Cultura 05.04.2022 10H19

Cruzes regressam com orçamento reforçado para atrair turistas e incentivar economia

Escrito por Liliana Oliveira
Festa das Cruzes decorre de 29 de abril a 3 de maio, em Barcelos.
Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos, e Elisa Braga, vereadora da Cultura, sobre a programação

false / 0:00

A Festa das Cruzes regressa à rua, de 29 de abril a 3 de maio. A programação foi apresentada esta segunda-feira e conta com um reforço orçamental de 10 mil euros, comparativamente a 2019. No total, serão investidos 430 mil euros, com o objetivo de atrair mais turistas à cidade.


As Cruzes são a primeira romaria do Minho e para o presidente da Câmara, Mário Constantino, "têm uma vertente económica e social muito forte". "Conseguimos atrair uma quantidade infinita de forasteiros, sobretudo espanhóis, que vêm reforçar o tecido económico e o turismo", afirmou o autarca, garantindo que esta festa "contribui e muito para a afirmação de Barcelos, em termos culturais, no contexto regional e nacional".


A Procissão da Invenção da Santa Cruz, o momento alto das festividades, decorrerá a 3 de maio, pelas 16h30, e, além de juntar as 89 paróquias de Barcelos, será presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro.


Com um programa que pretende responder às expectativas de diferentes públicos, a vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato, Elisa Braga, divide-o em quatro área: religiosidade, tradição, cultura e animação. 

O programa, no seu todo, "venera a religiosidade, honra a tradição, promove o turismo, incentiva a economia e exalta a animação". 

"Teremos os famosos tapetes de pétalas de flores naturais, no templo do Senhor do Bom Jesus da Cruz, os arcos de romaria, que chegam de todas as freguesias, passando pelos Zés Pereiras, rusgas e culminando com a Batalha das Flores, no dia 1 de maio, às 16h00", revelou a vereadora. Além disso, serão promovidos "concertos de bandas filarmónicas, um festival luso-galaico, um concurso nacional de violinos, conferências e exposições". Elisa Braga destaca, a este propósito, a exposição "Caminhos: o caminho e a arte". 

Foram também anunciados os cabeça de cartaz: Os Resistência atuam a 29 de abril, João Pedro Pais, no dia 30, Paula Fernandes no dia 1 de maio e os Calema, no dia 2. 


Para facilitar a circulação de pessoas no centro da cidade, a Câmara de Barcelos vai disponibilizar lugares de estacionamento nos limites da cidade e reforçar o Barcelos Bus, "para que as pessoas se possam deslocar para o centro". Mário Constantino evidenciou ainda a preocupação que existe com a segurança e a saúde pública, estando as festas a ser organizadas com "todas as regras bem definidas".

Deixa-nos uma mensagem