Regional 03.09.2020 10H17
Curta-metragem 'Braga Natural' retrata paisagens menos conhecidas do concelho
O filme foi realizado por Martin Dale, docente da Universidade do Minho.
A Câmara Municipal apresenta esta quinta-feira, às 18h30, o filme 'Braga Natural'. A cerimónia decorre na Eira Comunitária, localizada na Rua de Portuguediz, na freguesia de Sobreposta.
A curta-metragem de seis minutos e meio debruça-se sobre a descoberta e a fruição de locais menos conhecidos que permitem observar a fauna e flora e, ao mesmo tempo, compreender melhor as raízes históricas do concelho bracarense.
Em declarações à RUM, o realizador Martin Dale explica que, numa altura em que "a ligação das pessoas com a natureza é maior do que nunca", o objectivo passa por "demonstrar que Braga tem muito espaços verdes e zonas ao ar livre".
O filme retrata vários locais do centro da cidade e dos arredores, desde o Santuário do Bom Jesus do Monte e a zona envolvente até aos vales dos rios Este e Cávado, passando pelo Sameiro, pela Quinta Pedagógica e pela Serra dos Picos, entre outras zonas mais rurais.
Através da locução de Eduardo Rêgo, a curta-metragem é acompanhada com imagens do fotógrafo bracarense João Ferreira e do videógrafo Diogo Costa. Durante o processo de realização, Martin Dale confessa que ficou "surpreendido" com alguns locais.
"Encontrei moinhos no Rio Este, algo que não conhecia, zonas rurais com cascatas e uma eira comunitária em Sobreposta. Vi muitos locais que nem imaginava que exisitiam", complementa o docente da Universidade do Minho.