Nacional 11.07.2020 08H53
De Braga para Lisboa. Oscar é a app que repara as casas portuguesas
Por enquanto, o serviço só está disponível na capital, mas o objectivo da empresa é regressar a Braga e internacionalizar.
A startup Oscar, da comunidade da Startup Braga, lançou uma aplicação que fornece serviços imediatos de reparação e manutenção para a casa.
À RUM o responsável pela empresa, João Marques, explicou que se trata de “uma espécie de UBER para canalizadores, carpinteiros e electricistas”. Recorrendo a este sistema, o cliente consegue saber quanto custará o serviço antes de o requisitar.
“Pode fazer um pedido agendado ou imediato, temos vários técnicos disponíveis e através de inteligência artificial escolhemos o melhor técnico, baseado em aspectos como a distância da casa do cliente, especialização e experiência do profissional”, acrescentou João Marques.
A app recorre à inteligência artificial para otimizar o processo de contratação de profissionais de reparações, garantindo o preço mais baixo do mercado. “No mercado tradicional o serviço é contabilizado à hora, isto implica que o técnico, por vezes, queira demorar mais para receber mais e o cliente está a pagar mais também. Com a aplicação, os técnicos tentam ser rápidos, porque quer resolvam o problema em 5 minutos ou uma hora vão receber o mesmo”.
A Oscar tem já associada 20 técnicos associados e alguns estão em fila de espera, sendo integrados logo que a procura aumente”.
O serviço está disponivel 24 horas por dia para todo o tipo de reparações, sendo as mais recorrentes “a reparação de electrodomésticos, autoclismos, torneiras, entupimentos e montagem de móveis”. O tempo médio de resposta é de 30 minutos, desde que o cliente faz o pedido.
Neste momento, a aplicação so está disponivel em Lisboa, mas o objectivo de startup é regressar a Braga e, no próximo ano, apostar na internacionalização, desde logo para Espanha.
Para requisitar a visita de um técnico basta fazer gratuitamente o download da aplicação.
A empresa de João Marques, que partilha o nome com a aplicação, deu os primeiros passos em Braga, sob o olhar atento da Startup Braga, e, desde Dezembro 2019, já conta com cinco elementos.