Cultura 19.10.2025 15H47
Descoberto manuscrito inédito de poeta português sobre Cristóvão Colombo
O único manuscrito conhecido do poema épico 'O Novo Mundo' do poeta e diplomata português Francisco Botelho de Moraes e Vasconcelos foi encontrado na Biblioteca da Abadia de Montserrat em Barcelona.
Uma investigadora descobriu o único manuscrito conhecido do poema épico "O Novo Mundo" na Biblioteca da Abadia de Montserrat, em Barcelona, obra do poeta e diplomata português Francisco Botelho de Moraes e Vasconcelos (1670-1747).
AUniversidade de Barcelona (UB) divulgou na terça-feira a descoberta completamente inédita, considerando-a de "grande valor filológico e histórico, pois representa a primeira obra épica escrita em espanhol com Cristóvão Colombo como protagonista".
O documento terá passado despercebido aos investigadores, apesar de surgir como uma breve referência num antigo catálogo compilado pelo padre Alexandre Olivar em 1977.
O manuscrito, com aproximadamente 40 páginas e diferenças assinaláveis em relação à edição impressa de 1701, contém excertos que não constavam do texto conhecido até então, alguns dos quais podem ter sido apagados ou modificados por razões ideológicas. A descoberta foi realizada pela investigadora de pós-doutoramento Claudia García-Minguillán.
LUSA e SIC