ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

João Rodrigues, na RUM.
Elsa Moura

Regional 09.06.2021 12H54

“Desde o Euro 2004 que em Braga não se faziam tantas obras”

Escrito por Elsa Moura
A afirmação é do vereador com o pelouro das obras municipais, João Rodrigues, em entrevista ao programa da RUM, Campus Verbal.
Declarações do vereador João Rodrigues no programa de grande entrevista da RUM, esta terça-feira

false / 0:00

"Desde o Euro 2004 que em Braga não se faziam tantas obras". A afirmação é do vereador com o pelouro das obras públicas na Câmara Municipal de Braga. Esta terça-feira à noite, em entrevista ao programa Campus Verbal, o vereador que assumiu este pelouro com a saída de Firmino Marques do executivo afirmou que está a fazer um trabalho exaustivo de há dois anos a esta parte, sublinhando a ideia de que há quase vinte anos que a cidade não era alvo de tantas intervenções. 

“Qualquer técnico da Câmara Municipal de Braga hoje diz, sem qualquer tipo de problema, que há muitos anos, possivelmente desde o Euro 2004, que em Braga não se faziam tantas obras e que em Braga não havia tantos investimentos ao nível de obras e de empreitadas públicas como há hoje. Portanto, para lá de todos os problemas que existem, julgo que é meu dever também alertar para isto”, começou por explicar quando interpelado pelo aumento do número de obras na rede viária nos últimos meses, com destaque para o facto deste ser um ano de eleições autárquicas. 


O vereador sustenta que não é um trabalho de meses, mas de “dois anos”. Ainda que assuma que no primeiro mandato da coligação Juntos por Braga, as prioridades foram outras, diz também que nos executivos socialistas, antes de 2013, “houve um desinvestimento brutal no estado das vias, das infraestruturas subterrâneas e de muito daquilo que hoje é um problema”.


João Rodrigues alerta ainda para o desgaste das vias relacionado com a maior circulação de viaturas fruto do crescimento da cidade e lembra que muitas estradas não são da responsabilidade municipal. “Há um número considerável de vias que atravessa o município de Braga que não são responsabilidade da câmara municipal. Quando se imputam responsabilidades à Câmara Municipal, também é preciso perceber se de facto a responsabilidade é ou não da câmara municipal”, afirmou. 


Questionado sobre o diálogo entre o município e a Infraestruturas de Portugal, o jovem social democrata refere que a autarquia está em contacto permanente a alertar para questões desta natureza, salientando o facto de, por vezes, solicitar até que a responsabilidade de algumas estradas seja transferida para a gestão municipal.


Mais obras em ano de eleições autárquicas? “O mandato tem quatro anos”

O vereador das obras municipais em Braga desvaloriza as críticas daqueles que consideram que as intervenções neste ano de 2021 são estratégias eleitoralistas por parte de quem está no poder.


João Rodrigues reitera que o mandato “tem quatro anos” e que não há momento para “parar de fazer obras”. 


“Há dois anos houve uma série de obras que anunciámos e já nos acusavam de estarmos a fazer obras porque vinham aí as eleições. Não é como algumas pessoas querem fazer passar”, respondeu.


OUVIR ENTREVISTA COMPLETA DE JOÃO RODRIGUES AO CAMPUS VERBAL


Ler também: "Obras na Avenida Padre Júlio Fragata arrancam a 16 de junho"

Deixa-nos uma mensagem