ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 23.10.2020 10H57

Supercomputador 15x mais potente que o BOB será instalado no Ave Park

Escrito por Vanessa Batista
Expansão do MACC - Minho Advanced Computing Center - será debatida pelas 11h00, no campus de Azurém da Universidade do Minho. Sessão conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
Rui Oliveira, diretor do Minho Advanced Computing Center (MACC) e docente da UMinho, em declarações à Universitária.

false / 0:00

O campus de Azurém da Universidade do Minho vai debater, esta sexta-feira, a nova estratégia para a expansão do MACC - Minho Advanced Computing Center. “Progress achieved and new challenges” é o mote da sessão organizada pelo Programa Portugal INCoDe.2030.


O futuro do MACC é um dos pontos de destaque desta sessão. Esse futuro passa pela instalação de um novo supercomputador, o Deucalion, 15 vezes mais potente que o Bob que está, desde 2019, instalado em Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão, ao dispor da comunidade científica e de pequenas e médias empresas.


À RUM o diretor do Minho Advanced Computing Center (MACC) e docente da UMinho, Rui Oliveira, anuncia que a chegada do Deucalion, para começo de instalação, está prevista para o "segundo semestre de 2021". O MACC conta que este supercomputador possa "entrar em operação no último trimestre de 2021". Este novo supercomputador será instalado no Ave Park "num edifício que o Município de Guimarães e a UMinho estão a recuperar".


A sessão desta sexta-feira, 23 de Outubro, irá centrar-se também no presente que está intrinsecamente ligado ao primeiro cluster de supercomputadores “BOB”. Desde 2019, segundo Rui Oliveira, o Bob tem tido uma "ocupação com picos de 80 a 90% da sua utilização". Este supercomputador foi responsável pela criação do MACC que permitiu formar pessoas e criar competências, mas a cima de tudo "permitiu uma estratégia nacional de computação avançada".


Os supercomputadores são utilizados para simulações de sistemas químicos e físicos. Um trabalho que num computador "normal" iria demorar semanas ou meses e nestes exemplos, o Bob e o Deucalion, podem ser feitos em horas ou dias.


A sessão denominada de “Progress achieved and new challenges” contará com as intervenção de abertura do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que participará por videochamada. A iniciativa contará também com um painel nacional e internacional que inclui, entre outros, o coordenador geral do programa INCoDe.2030 e da Estratégia Nacional de Computação, Nuno Feixa Rodrigues, e o diretor-geral adjunto da DG Connect, da Comissão Europeia, Khalil Rouhana. 

Deixa-nos uma mensagem